Banca de DEFESA: FÁBIO MADUREIRA GARCIA

DISCENTE : FÁBIO MADUREIRA GARCIA
DATA : 04/07/2019
LOCAL: ADM

Fatores influenciadores na adoção e infusão do moodle no ensino superior da Faculdade Adventista da Bahia.

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Adoção e Infusão de Tecnologia. Ensino Superior.

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas, se tornou rotineira a sua utilização. Mas nem sempre essa presença se vê no ensino. A educação superior sofre essas influências, e algumas dessas inovações tecnológicas trazem mudanças, que acarretam necessidade de adaptações. A adoção delas ocorre de forma avassaladora. A transformação e mudanças dos sujeitos é visível e crescente. A vivência da era digital no ambiente educacional pode ser considerada um novo fenômeno social. E com essa evolução e utilização tecnológica, se torna necessário observar a aceitação dessas tecnologias pelos usuários, bem como do comportamento de uso futuro. Pois a utilização de um recurso tecnológico está relacionada com a adoção, aceitação e utilização de tais ferramentas. Ciente deste contexto, a proposta desse estudo é analisar os fatores influenciadores relacionados diretamente com a adoção e infusão de tecnologia pelos discentes da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Quando o assunto tratado é tecnologia, é considerado um termo amplo e diversificado, para esse estudo optou-se em dar o foco a tecnologia utilizada com muita frequência na Educação a Distância (EAD), o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, uma ferramenta que apresenta um crescimento em sua utilização. Ferramenta essa que disponibiliza uma enormidade de recursos aos professores e alunos, de uma forma síncrona e assíncrona. A abordagem proposta neste estudo é baseada no Modelo de Adoção e Infusão de AVA defendida por Gonzalez Junior (2017) Os resultados apresentaram evidências de que os fatores influenciadores têm efeito direto e significativo na adoção e infusão de AVA, e os fatores foram: Interatividade, Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social e Qualidade da Informação. Os resultados desse estudo apontaram que os fatores destacados influenciam diretamente a aceitação do AVA na FADBA, levando o aluno à rotinização e consequentemente à infusão, ou seja, à continuidade de uso. Os resultados encontrados têm implicações diretas com o ensino superior presencial da FADBA. Entende-se, no entanto que o modelo pode ser utilizado em pesquisas futuras e comparar estratégias diferenciadas também como meio de investigação para o ensino médio e fundamental, bem como no ensino de pós-graduação da FADBA.

Presidente - 249.361.108-09 - ANDREA CARDOSO VENTURA - UFBA
Interno - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA