As mídias sociais e a imagem de uma universidade federal: uma observação das fanpages da UFBA
Imagem - redes sociais - comunicação organizacional - IFES - Universidade - UFBA
As influências que a figuração em canais de redes sociais pode suscitar na imagem institucional de uma instituição federal de ensino superior, a partir da perspectiva dos atores da comunicação organizacional, foram analisadas nesta pesquisa, que tomou como objeto de estudo, as atividades realizadas em páginas do ambiente da rede social do Facebook e que trazem no nome a sigla da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A partir da adoção da metodologia de pesquisa dos métodos combinados (mixed methods), valendo-se da netnografia e da Análise de Redes Sociais online (ARS), realizou-se o monitoramento das fanpages mais relevantes da universidade, a fim de conhecer as métricas. Para compreender as motivações que regem as ações da comunicação organizacional, no cuidado com a imagem da instituição, foram realizadas entrevistas com os respectivos gestores das áreas. Os dados quantitativos obtidos pelo monitoramento revelaram padrões de publicações, de conteúdo e as rotinas produtivas. As informações qualitativas permitiram conhecer as concepções que norteiam a produção dos conteúdos disponibilizados, além de salientar as aproximações e distanciamentos entre os conceitos estabelecidos pela comunicação organizacional para a universidade e aqueles que estão presentes nas atividades no ambiente das mídias sociais digitais.