Banca de DEFESA: ALLAN FRAGUEIRO ATTA

DISCENTE : ALLAN FRAGUEIRO ATTA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual Zoom

ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA   CULTURA INTRAEMPREENDEDORA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Inovação. Intraempreendedorismo. Cultura Intraempreendedora.  Identificação Organizacional. Conduta Intraempreendedora

O empreendedorismo é um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a elevação da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional –  e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas.

Externo à Instituição - HEILA MAGALI DA SILVA VEIGA - UFU
Externo ao Programa - 2704351 - FABIO ALMEIDA FERREIRA - nullPresidente - 1698312 - HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 10:10