Banca de DEFESA: MARIA FERNANDA VASQUES LESSA

DISCENTE : MARIA FERNANDA VASQUES LESSA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Escola de Administração, sala 18 - 3º andar

ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA E PERCEPÇÃO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Receita Federal do Brasil. Ética do Servidor Público. Imagem Organizacional. Gestão Pública

O presente trabalho objetiva analisar em que medida os servidores possuem conhecimento sobre ética e como a imagem organizacional percebida pelos servidores e usuários dos serviços da RFB de Salvador/Bahia se diferenciam ou se aproximam. Para tanto, é realizada revisão teórica, abordando a evolução da administração pública brasileira nas diversas fases da história, as principais correntes sobre ética no serviço público e teorias sobre imagem organizacional. É realizada pesquisa de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, na Receita Federal do Brasil (Salvador), aplicando-se dois questionários distintos. O primeiro com os servidores em
exercício na RFB de Salvador, composto por questões socioprofissionais e por itens relativos à percepção da imagem organizacional e do Código de Ética da RFB, utilizando-se escala do tipo Likert, obtendo-se 94 respostas (14,42%), dentre um total de 652 questionários distribuídos. Adotou-se como procedimento o levantamento de dados do tipo censitário, sendo o questionário estruturado através da plataforma google forms. O segundo questionário foi aplicado com os usuários da RFB, obtendo-se 167 respostas de forma amostral não probabilística, enviado de modo on-line (e-mail e WhatsApp) para Universidades, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos de Salvador. Foi produzido um QR CODE e colocado nas áreas de atendimento da RFB/Salvador para facilitar o acesso do cidadão ao questionário. A análise de confiabilidade foi feita através dos coeficiêntes de alfa de Crombach e Ômega de McDonald’s. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o pouco conhecimento dos agentes públicos de RFB/Salvador quanto ao conteúdo integral do Código de Ética da RFB, a baixa percepção, tanto dos servidores como dos usuários dos serviços, sobre o conhecimento técnico daqueles, da efetividade dos serviços oferecidos pela RFB de forma on-line, bem como a não conclusividade de processos dentro dos prazos estabelecidos.Quando se comparam as percepções de usuários e servidores, aqueles estão mais satisfeitos com as alternativas virtuais de atendimento da RFB, demonstraram uma percepção mais positiva quanto ao atendimento por canais viruais e perceberam mais positivamente que os processos são atendidos nos prazos estipulados do que os servidores da RFB. Os servidores apresentaram percepção mais positiva do que os usuários quanto à contribuição da RFB para o desenvolvimento social e econômico do país. Apesar dos resultados terem atingido a média estabelecida para a pesquisa, ainda há melhorias contínuas a serem intensificadas, a exemplo do processo de educação permanente dos servidores e da comunicação sobre a imagem organizacional da RFB entre os usuários.

Interna - ***.736.756-** - DORALIZA AUXILIADORA ABRANCHES MONTEIRO - UFRB
Externo à Instituição - FABIO CAMPOS AGUIAR - Estácio FIB