Banca de DEFESA: LAILA GABRIEL ECARD

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAILA GABRIEL ECARD
DATA : 06/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Ambiente virtual Zoom
TÍTULO:

TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão por competências; Universidade Federal da Bahia; Trilhas de aprendizagem


PÁGINAS: 122
RESUMO:

No intuito de aumentar a competitividade de maneira eficiente e sustentável, as organizações constantemente buscam se atualizar através de novos modelos gerenciais e instrumentos que possibilitem o aprimoramento do desempenho organizacional. Nesse contexto, a gestão por competências destaca-se ao promover o crescimento profissional e pessoal por meio do desenvolvimento de competências direcionadas ao alcance dos objetivos estratégicos utilizando diferentes recursos de aprendizagem para potencializar conhecimentos, habilidades e atitudes. Dentre as ferramentas de capacitação utilizadas para essa função, as trilhas de aprendizagem despontam como uma opção flexível e individualizada, na qual o servidor tem autonomia para escolher, dentre as opções ofertadas, os objetos de aprendizagem mais adequados em função do seu conhecimento prévio, disponibilidade de tempo e interesse pessoal. Desse modo, o objetivo desse trabalho é criar um projeto-piloto de trilhas de aprendizagem a partir do mapeamento das competências na Escola de Administração da UFBA, e sugerir um protótipo de aplicativo para disponibilização dessas trilhas. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa, descritiva e aplicada, e foi realizada em três etapas: a) Mapeamento das competências; b) Desenvolvimento das trilhas de aprendizagem; c) Criação do protótipo do Aplicativo Trilhas de Aprendizagem UFBA. O mapeamento consistiu em análise documental, aplicação de questionário entre os servidores da Escola e entrevista semi-estruturada com pessoas-chave da instituição e, a partir disso, foram definidas dez competências organizacionais, as quais foram desdobradas em doze competências individuais, que foram utilizadas para o cálculo da lacuna de competências. A competência Relacionamento Interpessoal foi escolhida pelos servidores como a mais importante, e serviu como base para a criação de três trilhas para os servidores. Por fim, o protótipo do aplicativo foi feito a partir da criação de wireframes no site Canva com as principais funcionalidades que seriam disponibilizadas no app. Assim, acredita-se que esse estudo pode contribuir para o aprimoramento das políticas de capacitação e o uso de gestão por competências como modelo gerencial na Universidade, além de agregar à literatura sobre o tema.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2657713 - DANIELA CAMPOS BAHIA MOSCON
Interna - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Externa à Instituição - KELY CESAR MARTINS DE PAIVA - UFMG
Externa ao Programa - 1271454 - LAILA LEITE CARNEIRO - null
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 08:38
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