Pagodão e as dinâmicas de abjeção em Salvador da Bahia: mídia, raça e sexualidades dissidentes
Pagode Baiano, mídia, raça, sexualidades e abjeção
O gênero musical "Pagodão" ou "Pagode Baiano", derivado do tradicional samba de roda do Recôncavo da Bahia, aborda diferentes temas que perpassam o lúdico e o erótico e também músicas que ressignificam a favela e os bairros populares de Salvador. O maior público de Pagodão é o jovem negro, morador dos subúrbios e sem assistência do Estado. Um dos motivos dessa falta de assistência é a equação constantemente apresentada e debatida entre o Pagode e o perigo, a baixaria e a putaria. Argumento que o Pagodão é tratado como abjeto pelas elites políticas e econômicas de Salvador, com impactos diretos nas condições de vida das populações que vivem e celebram esse gênero musical. Nesta tese, articulo fatores como raça, sexualidade e gênero em uma análise etnográfica da abjeção em diversas existências periféricas na cidade de Salvador.