Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA UFBA) foi criado em 2007 - ainda que sua história remonte, de muitas formas, à do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, que data de 1990, e, por óbvio, à da própria Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, cujo curso de Ciências Sociais, dos mais antigos do país, remete a 1949.

Atuando como curso de Pós-Graduação stricto sensu, o PPGA oferece cursos nos níveis de Mestrado acadêmico e Doutorado. Conta, atualmente, com 17 professores no seu corpo permanente, 1 professor colaborador e 1 professor visitante, pesquisadores doutorados pelas mais diferentes universidades, traduzindo uma variedade de trajetórias, formações e campos de atuação. Este corpo docente se distribui em sete linhas de pesquisa, quais sejam:

[1] Etnologia e os Povos Originários das Américas;

[2] Etnicidade, Raça e a Diáspora Aficana;

[3] Religião, Corpo, e Saúde;

[4] Coletivos, Conflitos e Espaços Urbanos;

[5] Patrimônio, Imagens e Memória;

[6] Globalização, Poder e Ética;

[7] Gênero, Sexualidades e Estudos Queer.

Os cursos funcionam em período integral, sendo a oferta de disciplinas variável entre turnos (manhã e tarde). Sua sede é o campus de São Lázaro da UFBA (Rua Prof. Aristides Novis, 197, Federação - Salvador, BA), onde fica localizada a FFCH. Neste mesmo campus, o PPGA conta o apoio das estruturas da FFCH, incluindo a Biblioteca Universitária Isaías Alves e laboratórios de informática destinados aos discentes.

O Programa realiza regularmente seleção anual para ingressantes. A quantidade de vagas é condicionada à disponibilidade para orientação e à capacidade do Programa de receber novos estudantes, sendo, portanto, variável. O PPGA conta com Bolsas de estudos cedidas através das cotas do Programa DS - CAPES e também através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), além de conceder apoio institucional para solicitações feitas a outros órgãos e/ou linhas de fomento à pesquisa. A distribuição de Bolsas é feita por Comissão própria, segundo critérios definidos pelo Regimento do curso.

A secretaria (ppga@ufba.br) e a Coordenação (coord.ppga@ufba.br) estão localizadas em uma sala no primeiro andar do Casarão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) - Rua Professor Aristídes Novis, 197 – Federação, Salvador - BA - Cep: 40210-630. Telefone: (71) 3283-6440. O atendimento presencial acontece de segunda à sexta das 10 às 14 horas.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - LUIS NICOLAU PARES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: lnicolau@ufba.br

  • - MOISES VIEIRA DE ANDRADE LINO E SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: moises.lino@ufba.br

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA