Banca de DEFESA: ELISABETH FREITAS DE ARAUJO

DISCENTE : ELISABETH FREITAS DE ARAUJO
DATA : 06/07/2021
LOCAL: Webconferência

RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NAS EDIÇÕES DO ENADE E MODALIDADE DE ENSINO: UMA ANÁLISE MULTINÍVEL

expansão do ensino superior; ensino à distância; avaliação educacional; método hierárquico linear.

Entre as principais mudanças pelas quais passou o ensino superior, nas últimas duas décadas, está a ampliação do acesso, classificada como democratização (BARROS, 2015). Segundo a Teoria do Capital Humano (TCH) (SCHULTZ, 1973a, 1973b), maior acesso à formação, na forma de mais anos de estudo, contribui substancialmente para o desenvolvimento econômico de um país, pois o crescimento e produtividade em áreas estratégicas estão diretamente relacionados à educação da nação. No Brasil, essa ampliação se deu por meio de programas de governo, com destaque para o REUNI, instituído em 2007, através do Decreto nº 6.096/07, que ampliou a estrutura das instituições públicas de ensino, com a criação de universidades federais em localidades mais afastadas dos grandes centros. Além disso, o acesso ao ensino foi possibilitado a partir de políticas de incentivos fiscais e oferta da modalidade de Educação à Distância (EAD). Essa modalidade, segundo Sousa e Maciel (2016), foi a maior responsável pelo crescimento do ensino superior, nos últimos vinte anos, sendo 2005 o ano mais representativo. Adicionalmente a essa expansão está a preocupação em garantir os níveis de qualidade da formação superior, dentro dos critérios estabelecidos pelo MEC. Para isso, o sistema de avaliação do ensino conta, entre outros instrumentos, com o ENADE, avaliação obrigatória à qual são submetidos estudantes dos cursos, trienalmente; e o curso de Ciências Contábeis foi avaliado nos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. Apesar de não ser uma modalidade recente, a EAD, ainda hoje, é vista com desconfiança por parte da comunidade acadêmica (FRANCO, 2014). Por isso, a partir desse cenário, este trabalho teve o objetivo de identificar o efeito da modalidade de ensino no desempenho dos alunos de Ciências Contábeis, nas edições do ENADE de 2012, 2015 e 2018. Além da TCH, como teoria subjacente, os fundamentos da Teoria da Função de Produção Educacional (FPE) subsidiaram a metodologia e as discussões. Os microdados do ENADE foram a principal fonte de informação do estudo e recorreu-se ao Método Hierárquico Linear para os testes de hipóteses. Os resultados indicaram que não é possível fazer inferências sobre o efeito da modalidade isoladamente, mas que esta apresenta significância quando interagida com as características: idade, turno do curso, etnia e renda média da instituição. Ademais, os achados revelaram que há diferença na relação entre modalidade e desempenho, entre as instituições. Assim, esta pesquisa cobre lacunas encontradas nas investigações sobre modalidade de ensino e desempenho acadêmico em Ciências Contábeis, ao estudar essa relação sob a ótica da FPE, através da modelagem multinível, que possibilita a análise dos níveis individual e contextual. Desse modo, o estudo traz contribuições para a compreensão detalhada dos diversos fatores que englobam o sistema EAD, como a influência da infraestrutura da instituição e os impactos que as características socioeconômicas exercem sobre o desempenho acadêmico. Com o impacto causado pela pandemia mundial da Covid-19, os achados aqui apresentados podem contribuir para a elaboração e gestão de políticas públicas educacionais, além de ter potencial para subsidiar as ações de planejamento pedagógico e gestão do ensino superior.

Externa à Instituição - EDVALDA ARAÚJO LEAL - UFU
Externo à Instituição - LUIZ PAULO LOPES FÁVERO