Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) é oferecido pela Faculdade de Ciências Contábeis (FCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi criado em 2006, quando a CAPES autorizou o funcionamento do Curso de Mestrado Acadêmico em Contabilidade. Trata-se do único programa da Bahia a oferecer curso de pós-graduação stricto-sensu na área das Ciências Contábeis e um dos seis do Nordeste. 

Desde sua origem, o PPGCONT estabeleceu como compromisso a formação de quadros altamente qualificados, com sólidos conhecimentos em Contabilidade e Controladoria, para atuar em organizações do setor público ou privado, e entidades sem fins lucrativos.

Como consequência, o curso de Mestrado em Contabilidade é estruturado para preparar indivíduos que pretendem iniciar na carreira acadêmica, como de pesquisador e/ou como professor universitário, ou até mesmo desempenhar funções administrativas em empresas. Nesse aspecto, o programa vem se consolidando como um importante centro de pesquisa e tem contribuído significativamente para a formação de docentes e profissionais em Ciências Contábeis com atuação primordialmente no Estado da Bahia e seu entorno.

 

Mestrado em Contabilidade - Processo Seletivo

 

Para Brasileiros

O curso de mestrado é franqueado a qualquer portador de título de curso de graduação realizado em instituição reconhecida pelo MEC.

O processo seletivo é realizado em três etapas, conforme descrito a seguir:

Primeira etapa – resultado do teste ANPAD de acordo com os critérios que estarão definidos no Edital de seleção (ETAPA ELIMINATÓRIA).

Segunda etapa – análise do perfil acadêmico do candidato que será avaliado de acordo com o Barema que constará no Edital de Seleção (ETAPA CLASSIFICATÓRIA).

Terceira etapa – prova objetiva envolvendo conhecimentos de Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial (ETAPA ELIMINATÓRIA).

Os detalhes do processo seletivo são apresentados no EDITAL DE SELEÇÃO.

 

Para Estrangeiros

O processo de seleção de candidatos estrangeiros é realizado com base nas normas da UFBA e em critérios estabelecidos pelo Colegiado do curso. Para tanto, é necessário que os interessados atendam as seguintes exigências:

- Ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha relações diplomáticas;

- Não possuir visto permanente no Brasil;

- Apresentar diploma de graduação em curso superior;

- Apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Brasil);

- Apresentar curriculum vitae.

Há duas formas de ingresso de alunos estrangeiros no Curso de Mestrado em Contabilidade da UFBA:

Através do Programa PEC-PG, patrocinado pela CAPES e CNPq. Para mais informações SOBRE O PROGRAMA clique AQUI!

Através de processo seletivo específico realizado diretamente pelo PPGCONT/UFBA. 

 

Os interessados que desejem obter uma “Carta de Aceitação” prévia deverão encaminhar para a secretaria do PPGCONT os seguintes documentos:

Projeto de Pesquisa (máximo de 10 páginas). O mesmo deve ser compatível com nossa linhas de pesquisa;

Curriculum Vitae;

Histórico Escolar e diploma de maior titulação obtida com consularização em Embaixada ou Consulado Brasileiro caso os cursos tenham sido realizados fora do Brasil; e

Carta de apresentação (máximo de 2 páginas) explicando as razões que levaram a escolher o nosso programa.

Os documentos deverão ser encaminhados à secretaria do PPGCONT através de e-mail (ppgcont@ufba.br) e por correio internacional. Após o recebimento da documentação, o Colegiado do Curso irá analisar o pedido e comunicar o resultado em até em 30 dias.

 

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ANTONIO GUALBERTO PEREIRA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2019 - UFBA