Banca de DEFESA: POLLIANY LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLLIANY LIMA SILVA
DATA : 27/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FCC
TÍTULO:

RESPONSABILIDADE SOCIAL E VISIBILIDADE MIDIÁTICA: DOAÇÕES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS


PALAVRAS-CHAVES:

Responsabilidade social. Doações. Pandemia. Tendências de pesquisa


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Estudos em finanças comportamentais começam a direcionar seus esforços para entender como o público online reage a esses anúncios e como isso influencia as decisões financeiras. No entanto, há uma lacuna de conhecimento na literatura sobre as percepções do público aos anúncios de responsabilidade social, utilizando as tendências de pesquisa online. Assim como, ainda são dúbios os achados que indicam que as empresas socialmente responsáveis foram escolhidas em preferência às demais empresas durante a pandemia do Covid-19. Com vistas a estudar a percepção dos stakeholders frente aos anúncios de doação durante a pandemia, este estudo tomou como objetivo geral investigar se durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19, as empresas doadoras obtiveram um valor de mercado e um crescimento nas na visibilidade midiática maiores do que as empresas não doadoras. A variável Valor de Mercado se mostrou negativa no período, sendo consistente com a vertente da literatura que reforça que os efeitos financeiros associados às pontuações de RSC duram poucos dias, não se mantendo a longo prazo em períodos de grave crise. Assim, tem-se suporte para rejeição de H1. Por outro lado, a rejeição da hipótese não anula o alcance dos objetivos da pesquisa, uma vez que a mesma variável se mostrou positiva considerando o período em que não existia pandemia. Também é válido destacar que a variável de robustez para retornos de ações foi positiva para as empresas que anunciaram doações durante a pandemia, o que denota, que, a doação produziu efeitos positivos durante a pandemia, ainda que em curto prazo. Quanto a segunda hipótese da pesquisa baseada na visibilidade midiática, não houve significância estatística quando aplicado o efeito pandemia, não se obtendo confiança para rejeitar ou não H2. Apesar desse fator, os resultados para a variável de visibilidade se mostraram positivos na ausência do efeito pandemia, o que é congruente com os estudos que demonstram existir ligação entre iniciativas sociais e respostas afetivas por parte dos consumidores. Os achados em geral, indicam uma tendência de que a filantropia corporativa, impulsionada pelas doações, em geral ajudam as empresas a alcançarem a legitimidade pública e ter desempenho financeiro. No entanto, o efeito severo da pandemia não permitiu que o mercado absorvesse de forma significativa o retorno financeiro e a visibilidade. Menciona-se como limitação a indisponibilidade de dados sobre doações, não existindo obrigação estrutural em relatórios financeiros e nem padronização. Outra limitação é a ausência de concordância em diversas literaturas sobre o fim da pandemia, não permitindo uma análise do seu ‘pós’. Sugere-se para futuras pesquisas utilizar a mesma amostra de forma a se controlar mais efeitos dos picos da pandemia tais como anúncio do lockdown, efeito vacina, medidas econômicas adotadas pelo governo, entre outros. Em síntese, o objetivo do estudo e o problema de pesquisa foram atendidos, de forma a reforçar que a responsabilidade social e o anúncio de doações em geral de forma isolada trazem benefícios, mas não conseguindo provar esses efeitos durante a pandemia de maneira significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DUCINELI RÉGIS BOTELHO - UnB
Interno - 2181814 - ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA
Presidente - 1035734 - JORGE DE SOUZA BISPO
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 10:38
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