Banca de DEFESA: ERYKA PAPATERRA SCHULTZ

DISCENTE : ERYKA PAPATERRA SCHULTZ
DATA : 30/04/2021
LOCAL: Remoto

ESTUDO DESCRITIVO DA POPULAÇÃO INFANTO-JUVENIL DE UMA COMUNIDADE MARISQUEIRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EXPOSTA A HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS

HPAS. Crianças. Poluição. Comunidade marisqueira. BTS.

SCHULTZ, E. P. Estudo descritivo da população infanto-juvenil de uma comunidade marisqueira da Baía de Todos os Santos exposta a Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos. 2021. Orientador: Tania Mascarenhas Tavares. Dissertação de mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho – Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.

Introdução: A atividade de beneficiamento e refino de petróleo, desenvolvida desde a instalação da Refinaria Landulpho Alves na década de 50, foi à grande propulsora da expansão e consolidação industrial da Baía de Todos os Santos. No entanto tem contribuído para a sua contaminação por diversos poluentes, incluindo os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs), que são biomarcadores de atividades petrolíferas. Os HPAs são substâncias tóxicas ao meio ambiente e aos humanos, sendo algumas delas cancerígenas, representando riscos para a segurança alimentar e a saúde das comunidades marisqueiras próximas. Objetivo: Descrever o perfil social, econômico, hábitos pessoais e exposição aos HPAs de crianças/adolescentes de uma escola da comunidade mais próxima à unidade de refino de petróleo. Método: A população de estudo compreendeu 199 crianças/adolescentes de 07 a 16 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal Iromar Silva Nogueira, da comunidade de Caípe, São Francisco do Conde, Bahia. Os dados foram coletados entre outubro e dezembro de 2019, por meio de entrevistas subsidiadas de um questionário semiestruturado. As entrevistas foram conduzidas individualmente e o instrumento de coleta de dados compreendeu de seis seções: Dados gerais; Aspectos sociodemográficos e econômico; Local de moradia; Hábitos pessoais e comportamentais; Hábitos alimentares; Saúde. Resultados: 54,3 % das crianças/adolescentes eram do sexo feminino, 84,4% das famílias tinha pelo menos um membro familiar que praticava a pesca/mariscagem, 54,8% das famílias ganhavam menos de 1 salário mínimo, 70% das mães já residiam em Caípe durante a gravidez, 83,9% residem próximas de indústrias ou atividades relacionadas ao beneficiamento de petróleo, 87,4% das crianças/adolescentes consomem marisco de 2 a 3 vezes na semana, 95% das crianças consomem alimentos grelhados, fritos, assados e defumados, 63,8% das crianças/adolescentes não possuíam problemas respiratórios, mas 36,2% já tiveram ou tem e 41% das crianças/adolescentes tem dificuldade na escola. Conclusão: A população estudada é de baixa renda, a presença da RLAM é um fator relevante na vida das famílias, o consumo de marisco e de alimentos grelhados, defumados, fritos e assados é uma fonte importante de exposição à HPAs e, embora não tenham sido relatadas alterações significativas na saúde das crianças/adolescentes, as porcentagens de problemas respiratórios e dificuldade na escola requerem uma investigação mais detalhada em estudos futuros.

Interno(a) - 182.847.015-53 - MARCO ANTONIO VASCONCELOS REGO - UFBA
Interno(a) - 002.339.945-72 - TANIA MASCARENHAS TAVARES - UFBA