Banca de DEFESA: FLAVIA ADORNO ALVES LANDIM

DISCENTE : FLAVIA ADORNO ALVES LANDIM
DATA : 10/07/2020
LOCAL: Online, via Zoom

AMIANTO NÃO! PERSPECTIVAS PARA DESAMIANTIZAÇÃO E O MANEJO DAS TELHAS DE FIBROCIMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resíduos sólidos perigosos, amianto, asbesto, manejo

Ao se estudar e analisar resíduos sólidos nota-se a relação direta entre os aspectos ocupacionais, ambientais e de saúde. Os resíduos sólidos classificados como perigosos, como aqueles provenientes de materiais contendo amianto, comprovadamente nocivo à saúde, é um exemplo claro dessa relação por ser um mineral extraído da natureza, que foi amplamente utilizado na fabricação de diversos materiais, contaminando os trabalhadores e culminando em uma questão de saúde pública. Este estudo, por meio da pesquisa qualitativa, objetivava analisar as perspectivas de desamiantização e o manejo das telhas de fibrocimento contendo amianto nas instalações da Universidade Federal da Bahia em Salvador/ BA, compreendendo as percepções de risco dos expostos e apresentando métodos e tecnologias adequados para o manejo das telhas de fibrocimento a partir de legislações, normas e manuais técnicos vigentes. Os dados do estudo foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores telhadistas, servidores, estudantes e professores, assim como busca das legislações vigentes associadas ao tema. A análise dos dados utilizou a técnica de categorização pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que não existem perspectivas de desamiantização na Universidade, o risco invisível dos expostos e a necessidade de a Instituição investir em diretrizes e medidas protetivas para manejo do material.

Presidente - 080.074.385-72 - LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES - UFBA
Interno - 132.642.735-00 - PAULO GILVANE LOPES PENA - UFBA