Banca de DEFESA: LUIZA MONTEIRO BARROS

DISCENTE : LUIZA MONTEIRO BARROS
DATA : 29/05/2020
LOCAL: Atividade Remota UFBA

EXPERIÊNCIA DA INCAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS USUÁRIOS-TRABALHADORES DO TERRITÓRIO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavras-chaves: incapacidade para o trabalho, experiência, vulnerabilidade, atenção primária à saúde

BARROS, Luiza Monteiro. Experiência da Incapacidade para o Trabalho dos Usuários- Trabalhadores do Território de uma Unidade de Saúde da Família. Orientadora: Monica Angelim Gomes da Silva. 125 f. il. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiente e Trabalho) - Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

Introdução A incapacidade para o trabalho é um fenômeno multidimensional em crescimento em âmbito mundial, com impacto negativo na vida do trabalhador e para sociedade. Configura-se pela interação entre aspectos físicos e psicossociais do trabalhador com fatores contextuais, envolvendo sistema de saúde, de compensação e do trabalho. A estratégia de Saúde da Família tem um papel importante na prevenção de agravos ao usuário-trabalhador e no gerenciamento dos casos de afastamento do trabalho, no entanto, as ações no campo da Saúde do Trabalhador encontram-se ainda incipientes. Objetivo compreender a experiência da Incapacidade Prolongada para o Trabalho (IPT) dos usuários trabalhadores do território adstrito a Unidade de Saúde da Família (USF). Metodologia Estudo qualitativo de caráter exploratório com orientação analítico-descritivo, apoiando-se no referencial da Fenomenologia Social de Schutz, no Modelo ecológico de gerenciamento de casos da Arena da Incapacidade para o Trabalho e da Transdisciplinaridade. Foram realizadas entrevistas em profundidade com oito usuários-trabalhadores com incapacidade para o trabalho domiciliados no território adstrito da USF. Os dados foram submetidos à analise temática baseada em Braun e Clark. Resultados Evidenciou-se, nas experiências descritas, diferentes dimensões dos sistemas que envolvem o trabalhador e que influenciam como determinante da  IPT. Foram relatadas situações de trabalho infantil e dificuldade de escolarização, as formas precárias de inserção no mercado de trabalho, os processos de adoecimento, as dificuldades na realização da atividade laboral, seus impactos e estratégias de enfretamento, também as barreiras na busca do cuidado em saúde e proteção social. A situação de vulnerabilidade social dos usuários-trabalhadores favorece o processo de incapacitação e a incapacidade para o trabalho aprofunda a vulnerabilidade. A falta de comunicação e cooperação entre os atores-chave, a desproteção social e lacunas nas políticas públicas influem para IPT. Considerações finais A IPT é um problema de Saúde Pública que precisa ser mais explorado em futuro estudos, devendo ser abordado na sua multidimensionalidade, envolvendo os diferentes atores chaves. O motivo inicial para o afastamento do trabalho nem sempre é o adoecimento ou o acidente, também ocorre por situações sociais como a maternidade e a condição de se tornar cuidadora. A Estratégia de Saúde da Família, com suas limitações, mas com suporte de retaguarda técnica consegue ser resolutiva na produção do cuidado aos usuários- trabalhadores, entretanto há a necessidade de fortalecimento do vínculo. A condição de IPT sofre incidência de determinantes sociais, produz rupturas biográficas e intensifica o processo de vulnerabilização dos usuários-trabalhadores, desorganizando o cotidiano e fragilizando os poucos recursos desses sujeitos para a permanência no mercado de trabalho ou na franja do mercado.

Presidente - 2279561 - MONICA ANGELIM GOMES DE LIMA
Interno - 729.262.288-72 - MARIA DO CARMO SOARES DE FREITAS - UFBA