Banca de DEFESA: REGINA DE SOUZA MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA DE SOUZA MOREIRA
DATA : 27/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões - Anexo I - Rita Lobato
TÍTULO:

O TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: fatores associados aos sintomas de depressão maior em professores e auxiliares de classe


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil, Saúde do Trabalhador, Depressão


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A depressão é um acometimento recorrente e de natureza incapacitante que se caracteriza por humor deprimido e perda de prazer ou interesse em atividades cotidianas. O trabalho docente na educação infantil possui características que podem levar ao adoecimento mental do trabalhador, como a intensificação do trabalho, a sobrecarga de atividades e responsabilidades e a dupla jornada. Diante da lacuna encontrada da literatura a respeito desta temática, além da invisibilidade da população em questão, este estudo se propõe a investigar a situação de saúde e trabalho dos professores e auxiliares de classe da educação infantil, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores associados aos sintomas de depressão maior em trabalhadores da educação infantil, no município de Feira de Santana? Objetivo: estimar a prevalência de sintomas de depressão maior (triagem positiva) e seus fatores associados em professores e auxiliares de classe da educação infantil do município de Feira de Santana, Bahia. Método: Trata-se de um estudo transversal, censitário, realizado em creches e Centros Municipais de Educação Infantil em Feira de Santana. Utilizou-se para a triagem dos sintomas de depressão maior entre os participantes o Patient Health Questionnaire (PHQ). Resultados: Identificou-se uma prevalência dos sintomas de depressão maior de 21,2% estando associada à: faixa etária acima de 32 anos (RP= 0,54; IC 95%: 0,35-0,82), realização de atividade extraclasse (RP=1,70; IC95%:1,17-2,45), presença de ruído (RP=2,00; IC95%: 1,25-3,21), etilismo (RP=1,60; IC95%: 1,11-2,29), insatisfação com o trabalho (RP=1,83; IC95%:1,23-2,72) e autoavaliação do estado de saúde regular (RP=2,29; IC95%: 1,49-3,51) e ruim/muito ruim (RP=4,67; IC95%: 2,62-8,32). Os resultados obtidos no estudo evidenciam que os trabalhadores da educação infantil estão expostos a fatores que podem contribuir para a ocorrência de sintomas da depressão maior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1569224 - JORGANA FERNANDA DE SOUZA SOARES
Interno - 2058901 - KIONNA OLIVEIRA BERNARDES SANTOS
Externo ao Programa - 081.824.695-20 - SONIA REGINA PEREIRA FERNANDES - UFBA
Notícia cadastrada em: 28/08/2019 11:59
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