Banca de DEFESA: PRISCILLA PINTO COSTA

DISCENTE : PRISCILLA PINTO COSTA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Faculdade de Medicina da Bahia

Fatores associados ao estado antropométrico de pescadores artesanais/marisqueiras residentes em áreas afetadas pelo derramamento de petróleo em 2019 e pela pandemia de COVID-19

Nutitional Status, Circumference Waist, fishermen, Petroleum Pollutions

Introdução: Um grande derramamento de petróleo em 2019 na costa brasileira causou grande impacto ambiental e socioeconômico, afetando especialmente pescadores artesanais e marisqueiras. A redução nas vendas dos pescados resultou em efeitos instantâneos nessa comunidade, diminuindo o poder de compra de gêneros alimentícios básicos. Em março de 2020, a OMS declarou a pandemia da COVID-19. O setor da pesca artesanal, ainda se recuperando dos efeitos do derramamento do petróleo, foi expressivamente impactado pela pandemia. O afastamento social gerado, somado aos desafios já enfrentados pela comunidade pesqueira, adicionaram instabilidade social e insegurança alimentar a este grupo de trabalhadores. Neste trabalho, apresentamos uma revisão de literatura e um artigo científico. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar os fatores associados ao estado antropométrico de pescadores artesanais/marisqueiras residentes em áreas afetadas pelo derramamento de petróleo e durante a primeira onda no Brasil da pandemia de COVID-19. Métodos: Estudo transversal realizado com 898 pescadores artesanais/marisqueiros adultos. Foi utilizado um questionário validado para coletar informações gerais, sobre exposição ao petróleo, estilo de vida e saúde, e sobre a COVID-19. Os dados foram analisados estratificados por sexo e calculadas as prevalências de excesso de peso e circunferência abdominal elevada. Foram calculadas as RP ajustadas através do modelo de regressão logístico e os intervalos de confiança (95%) foram obtidos através do método delta. Resultados: O excesso de peso foi observado em 74,2% das pescadoras/ marisqueiras e 88,4% delas apresentaram excesso de gordura abdominal; no sexo masculino, 47,3% apresentaram excesso de peso e 33,4% circunferência abdominal elevada. Após análise ajustada, a CA permaneceu em ambos os modelos, feminino [RP = 9,24; IC95%(4,04; 21,13)] e masculino [RP = 4,79 (3,35; 6,86)]. Além de obesidade abdominal, foram observadas maiores prevalências de excesso de peso em mulheres com PA elevada [RP = 1,69; IC95%(1,10; 2,59)] e que tiveram COVID -19 [RP = 2,09; IC95%(1,01; 4,30)]. Entre os homens, além de obesidade abdominal, uma maior prevalência de excesso de peso foi observada entre os que possuíam renda mensal superior a R$ 1.000,00 reais [RP = 1,77; IC95% (1,17; 2,66)] e que relataram diabetes [RP = 2,43; IC95% (1,23; 4,74)]. Conclusão: Os resultados obtidos indicam frequências de excesso de peso entre as pescadoras/ marisqueiras mais elevadas que as frequências observadas na população brasileira em geral, evidenciando um alerta quanto a necessidade de cuidados mais efetivos, através de políticas públicas voltadas para a educação nutricional e saúde desta população.

Interna - ***.399.775-** - ILA ROCHA FALCÃO - UFBA
Externa à Instituição - JACQUELINE COSTA DIAS PITANGUEIRA - UFRB