Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VICTOR SOARES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO VICTOR SOARES DOS SANTOS
DATA : 10/06/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Através de plataforma virtual
TÍTULO:

MUSICENAFRO NA ESCOLA: SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA  PEDAGÓGICA NEGRORREFERENCIADA EM TEATRO NA EDUCAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro. Pedagogia Teatral. Negrorreferenciado (a). Identidade  Negra. Musicenafro.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A presente pesquisa se localiza na área da pedagogia teatral, com foco na elaboração  de conteúdos ligados às culturas negras e as relações raciais na escola. De natureza  qualitativa e configurado como pesquisa-ação, o estudo objetiva elaborar um plano  pedagógico negrorreferenciado em teatro, para aplicação durante 1 ano letivo em uma  escola pública de Salvador-Ba, partindo da relação música-teatro-identidade negra. 

Para isso, se edificam as ideias e procedimentos propostos, a partir de levantamento  bibliográfico. Primeiramente, evoca-se a Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade  de conteúdos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de  ensino, para argumentar sobre um currículo para o ensino de artes na educação  básica a partir destes. Feito isso, delimita-se um entendimento próprio de pedagogia  negrorreferenciada em teatro na educação, elencando e descrevendo práticas  pedagógicas identificadas com este caráter. Identifica-se ainda diretrizes teórico 

metodológicas que fundamentam a prática pedagógica negrorreferenciada em  análise. Partindo dessas diretrizes, aliadas ao repertório pedagógico teatral de autores  como Viola Spolin (2001) e Augusto Boal (2006), as discussões raciais tratadas por  Nilma Lino Gomes (2012), Kabengele Munanga (1999) e Silvio Almeida (2021), o  repertório artístico-pedagógico do bloco afro Ilê Aiyê, e a experiência musico-teatral  do autor, que se constrói este plano pedagógico - MUSICENAFRO. Através deste, se  aplicado, pode ocorrer um fortalecimento da valorização da Cultura Afro-Brasileira na  escola, bem como da identidade dos estudantes negros e negras, trabalhando com  temas como ancestralidade, auto estima, respeito às diferenças e identidade negra.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2567515 - CELIDA SALUME MENDONCA
Interno(a) - 506.832.095-15 - EVANI TAVARES LIMA - UNICAMP
Externo(a) à Instituição - TÁSSIO FERREIRA SANTANA - UFSB
Notícia cadastrada em: 15/06/2021 11:52
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA