MUSICENAFRO NA ESCOLA: SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NEGRORREFERENCIADA EM TEATRO NA EDUCAÇÃO.
Teatro. Pedagogia Teatral. Negrorreferenciado (a). Identidade Negra. Musicenafro.
A presente pesquisa se localiza na área da pedagogia teatral, com foco na elaboração de conteúdos ligados às culturas negras e as relações raciais na escola. De natureza qualitativa e configurado como pesquisa-ação, o estudo objetiva elaborar um plano pedagógico negrorreferenciado em teatro, para aplicação durante 1 ano letivo em uma escola pública de Salvador-Ba, partindo da relação música-teatro-identidade negra.
Para isso, se edificam as ideias e procedimentos propostos, a partir de levantamento bibliográfico. Primeiramente, evoca-se a Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade de conteúdos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino, para argumentar sobre um currículo para o ensino de artes na educação básica a partir destes. Feito isso, delimita-se um entendimento próprio de pedagogia negrorreferenciada em teatro na educação, elencando e descrevendo práticas pedagógicas identificadas com este caráter. Identifica-se ainda diretrizes teórico
metodológicas que fundamentam a prática pedagógica negrorreferenciada em análise. Partindo dessas diretrizes, aliadas ao repertório pedagógico teatral de autores como Viola Spolin (2001) e Augusto Boal (2006), as discussões raciais tratadas por Nilma Lino Gomes (2012), Kabengele Munanga (1999) e Silvio Almeida (2021), o repertório artístico-pedagógico do bloco afro Ilê Aiyê, e a experiência musico-teatral do autor, que se constrói este plano pedagógico - MUSICENAFRO. Através deste, se aplicado, pode ocorrer um fortalecimento da valorização da Cultura Afro-Brasileira na escola, bem como da identidade dos estudantes negros e negras, trabalhando com temas como ancestralidade, auto estima, respeito às diferenças e identidade negra.