Banca de DEFESA: FERNANDA BRAGA MAGALHÃES DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA BRAGA MAGALHÃES DIAS
DATA : 13/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: através de plataforma virtual
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DAS DCN DE 2018: APROFUNDAMENTO DO REBAIXAMENTO TEÓRICO E A NECESSIDADE DA RESISTÊNCIA ATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Curso de Educação Física; Diretrizes curriculares


PÁGINAS: 127
RESUMO:

O objeto da tese diz respeito a formação de professores/as, em especial de Educação Física, particularmente, trata das Diretrizes Curriculares aprovadas em 2018. A problemática destaca as relações trabalho, capital e educação e, os impactos minimizando a formação da classe trabalhadora. A pergunta cientifica está delimitada pela crítica à formação dos professores/as de Educação Física no contexto das políticas educacionais no Brasil e, ao balanço da produção científica, seus fundamentos teóricos, presente em dissertações e teses, nos periódicos da área, quando se trata da resistência ativa ao aparato legal que rebaixa a formação acadêmica nos cursos de Educação Física. O Objetivo da tese é apresentar uma síntese crítica propositiva sobre Diretrizes Curriculares para a formação de professores/as de Educação Física, considerando, também, a elaboração teórica construída em 23 anos de trabalho do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. A hipótese principal da tese diz respeito ao recuo teórico expresso nas elaborações cientificas que tratam da formação de professores/as e as possibilidades da resistência ativa indicada na produção do conhecimento sobre diretrizes curriculares. O referencial teórico-metodológico considera as teorias criticas que explicam a formação humana na sociedade de classes, a função social dos cursos de formação de professores/as em geral e, em especial de Educação Física e, os fundamentos teóricos da produção do conhecimento cientifico expresso nas dissertações, teses e principais periódicos da área. Os procedimentos de pesquisa formam os seguintes: revisão bibliográfica dos clássicos que tratam das relações capital, trabalho, educação; a delimitação das fontes referentes a dissertações, teses e conhecimentos científicos veiculados em periódicos da área e, análise crítica da produção a respeito de diretrizes curriculares para a formação de professores de Educação Física desenvolvida em 25 anos de trabalho do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Utilizamos para análise dos dados o protocolo de pesquisa e a matriz paradigmática proposta por Sanches-Gamboa. Os resultados da análise crítica estão expostos em tabelas e quadros contendo as categorias de analise que permitirão a elaboração da síntese conclusiva sobre diretrizes curriculares para a formação de professores/as de educação física e a resistência ativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externa à Instituição - CÁSSIA HACK - UNIFAP
Externo à Instituição - JOSÉ ARLEN BELTRÃO DE MATOS - UFRB
Externa à Instituição - KATIA OLIVER DE SA - UCSal
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - nullExterna à Instituição - MÁRCIA MORSCHBACHER
Interno - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 12:14
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