FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DAS DCN DE 2018: APROFUNDAMENTO DO REBAIXAMENTO TEÓRICO E A NECESSIDADE DA RESISTÊNCIA ATIVA
Formação de professores; Curso de Educação Física; Diretrizes curriculares
O objeto da tese diz respeito a formação de professores/as, em especial de Educação Física, particularmente, trata das Diretrizes Curriculares aprovadas em 2018. A problemática destaca as relações trabalho, capital e educação e, os impactos minimizando a formação da classe trabalhadora. A pergunta cientifica está delimitada pela crítica à formação dos professores/as de Educação Física no contexto das políticas educacionais no Brasil e, ao balanço da produção científica, seus fundamentos teóricos, presente em dissertações e teses, nos periódicos da área, quando se trata da resistência ativa ao aparato legal que rebaixa a formação acadêmica nos cursos de Educação Física. O Objetivo da tese é apresentar uma síntese crítica propositiva sobre Diretrizes Curriculares para a formação de professores/as de Educação Física, considerando, também, a elaboração teórica construída em 23 anos de trabalho do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. A hipótese principal da tese diz respeito ao recuo teórico expresso nas elaborações cientificas que tratam da formação de professores/as e as possibilidades da resistência ativa indicada na produção do conhecimento sobre diretrizes curriculares. O referencial teórico-metodológico considera as teorias criticas que explicam a formação humana na sociedade de classes, a função social dos cursos de formação de professores/as em geral e, em especial de Educação Física e, os fundamentos teóricos da produção do conhecimento cientifico expresso nas dissertações, teses e principais periódicos da área. Os procedimentos de pesquisa formam os seguintes: revisão bibliográfica dos clássicos que tratam das relações capital, trabalho, educação; a delimitação das fontes referentes a dissertações, teses e conhecimentos científicos veiculados em periódicos da área e, análise crítica da produção a respeito de diretrizes curriculares para a formação de professores de Educação Física desenvolvida em 25 anos de trabalho do Grupo LEPEL/FACED/UFBA. Utilizamos para análise dos dados o protocolo de pesquisa e a matriz paradigmática proposta por Sanches-Gamboa. Os resultados da análise crítica estão expostos em tabelas e quadros contendo as categorias de analise que permitirão a elaboração da síntese conclusiva sobre diretrizes curriculares para a formação de professores/as de educação física e a resistência ativa.