Banca de DEFESA: ROSA HELENA RIBEIRO TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSA HELENA RIBEIRO TEIXEIRA
DATA : 16/12/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/tea-zhyc-rgi
TÍTULO:

O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (UPT): POLÍTICA AFIRMATIVA DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DA BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Política Educacional. Programa Universidade Para Todos UPT. Acesso à Educação Superior. Ação Afirmativa.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Esta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos (UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares. O entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados, concluimos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda desdobramentos que precisam também ser conhecidos, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baiano. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS
Interna - ***.617.305-** - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externo ao Programa - 2755564 - GABRIEL SWAHILI SALES DE ALMEIDA - UFBAExterno à Instituição - GABRIELA SOUSA REGO PIMENTEL - UNEB
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 17:36
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA