O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (UPT): POLÍTICA AFIRMATIVA DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave: Política Educacional. Programa Universidade Para Todos UPT. Acesso à Educação Superior. Ação Afirmativa.
Esta dissertação teve o objetivo de investigar o Programa Universidade Para Todos (UPT) sob a ótica das políticas de ação afirmativa voltadas à preparação de estudantes de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares. O entendimento do significado das políticas de ações afirmativas se deu a partir de autores como Silva Filho (2003; 2008), Moehlecke (2002), Piovesan (2008), Portes e Sousa (2013), Tomei (2005), Henriques e Cavalleiro (2005) e Santo, Santos e Sampaio (2013). Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa que primou pela análise documental, bibliográfica e realização de entrevistas à coordenação geral do programa na Secretaria Estadual de Educação da Bahia e universidades públicas federal e estaduais baianas parceiras do programa. A partir dos dados analisados, concluimos que o UPT se constitui enquanto uma política de ação afirmativa para o público que atende, embora a definição do programa enquanto uma ação afirmativa não figure centralidade na Secretaria Estadual e nas universidades. A ação têm ainda desdobramentos que precisam também ser conhecidos, a exemplo da contribuição na formação de professores, na permanência e extensão universitária por envolver, na execução da referida política, docentes e estudantes das licenciaturas no território baiano.