Banca de DEFESA: DANIELA NASCIMENTO VARANDAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA NASCIMENTO VARANDAS
DATA : 21/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal da Bahia - Sala Virtual RNP
TÍTULO:

POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Políticas Públicas Curriculares. Ciclo de Políticas. Base Nacional Comum Curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.


PÁGINAS: 202
RESUMO:

Esta pesquisa tematiza as políticas curriculares de Educação Infantil e tem como principal objetivo analisar como profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA traduzem e atuam com as políticas curriculares de Educação Infantil, buscando evidenciar se há repercussões da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil - BNCCEI no currículo de uma escola pública de Educação Infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa, delineou-se o seguinte problema: como profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Salvador interpretam e atuam com as políticas curriculares de Educação Infantil após a homologação da BNCCEI? Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1994; 2006; 2011; 2016) e Bowe; Ball; Gold (1992) para a análise da política pública curricular para Educação Infantil, que apresenta diferentes contextos. Considerando a abordagem qualitativa da pesquisa, fez-se a análise documental de leis, diretrizes e orientações, nacionais e locais, a aplicação de um questionário com os Gestores da educação da Secretaria Municipal de Educação de Salvador – SMED e a realização do Ciclo Dialógico utilizado com as professoras e gestores da Escola Municipal João Lino. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que a política curricular da BNCCEI está notadamente regida sob os imperativos e interesses neoliberais e sustentada na visão da educação enquanto um mercado lucrativo. Os sujeitos da escola investigada sinalizaram que não ocorreram efetivos desdobramentos da BNCCEI na instituição e eles continuam utilizando os Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador - RCMEIS e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI para subsidiar o currículo da escola. O município de Salvador - BA continua utilizando os RCMEIS e as DCNEI para organização curricular, a BNCC ainda não foi totalmente implementada. As falas evidenciaram uma percepção crítica em torno da BNCCEI, e, consequentemente, a proposição da BNCCEI entrou em choque com o contexto local. Conclui-se que é fundamental que os educadores sigam as DCNEI, documento potente para Educação Infantil, conheçam as proposições da BNCCEI para decidirem o que fazer com essa política curricular, pois eles não devem apenas seguir as recomendações, sem estudá-las amplamente, compreendê-las, e, principalmente, refletirem, para então se posicionar criticamente sobre o que propõe a Base Comum Curricular Nacional para a Educação Infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Interna - ***.617.305-** - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externa à Instituição - EMILIA PEIXOTO VIEIRA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 10:14
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA