PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ICARO SMETAK

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ICARO SMETAK
DATA : 12/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
TÍTULO:

As filarmônicas de cordas: proposta de uma iniciação coletiva de cordas para iniciantes, inspirada nas práticas das filarmônicas da Bahia


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino coletivo. Ensino de cordas. Iniciação. Filarmônicas baianas.


PÁGINAS: 280
RESUMO:

Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados poderiam ser obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Gerando assim uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Revelando assim grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1250132 - ALEXANDRE ALVES CASADO
Interno - 282504 - ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
Externo ao Programa - 1739090 - CELSO JOSE RODRIGUES BENEDITO
Interno - 2273377 - JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
Presidente - 4277755 - JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
Notícia cadastrada em: 19/02/2019 09:23
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