|
Dissertações |
|
1
|
-
GABRIEL ALMEIDA DO VALLE
-
Tem Jovem no Samba de Roda: Esse é o Samba Chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na casa de samba
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
CARLOS ALBERTO BONFIM
-
FRANCISCA HELENA MARQUES
-
Data: 01/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Tem jovem no samba de roda: “Esse é o samba chula Juventude do Iguape, somos filhos do Iguape. Esse é o samba cultural que nasceu na Casa de Samba” é um trabalho etnográfico, em perspectiva etnomusicológica, sobre práticas musicais juvenis do grupo de samba de roda Juventude do Iguape. A dissertação é fruto das convivências do pesquisador na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, na zona rural do município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Consiste na problematização do discurso generalizado que anuncia o desinteresse de jovens pelo samba de roda. No trabalho é proposta uma inversão dessa perspectiva através da transposição da afirmativa em questionamento: por que jovens se interessam pelo samba de roda? Através de depoimentos de sambadores e sambadeiras, dos relatos em diários de campo e de registros fotográficos buscou-se uma articulação entre as práticas musicais dos integrantes do grupo com abordagens conceituais sobre as categorias juventudes, identidade territorial e tradição, em perspectiva interdisciplinar. A pesquisa apresenta reflexões sobre as demandas e expectativas dos jovens em relação a continuidade da tradição musical, dos processos de patrimonialização da manifestação e do potencial da Associação de Sambadores e Sambadeiras do estado da Bahia como lugar de articulação política. Entre conflitos e paradoxos, a pesquisa ressalta que têm jovens no samba de roda, para os/as quais as energias, investimentos e políticas públicas devem ser direcionadas.
-
Mostrar Abstract
-
There are young people in the samba de roda: “This is the samba chula Juventude do Iguape, we are children of Iguape. This is the cultural samba that was born at Casa de Samba ” is an ethnographic work, from an ethnomusicological perspective, about youth musical practices of the samba de roda group Juventude do Iguape. The dissertation is the result of the researcher's coexistence in the quilombola community of Santiago do Iguape, in the rural area of the municipality of Cachoeira, in the Recôncavo Baiano. It consists of problematizing the generalized discourse that announces the disinterest of young people towards samba de roda. The work proposes an inversion of this perspective through the transposition of the statement in question: why are young people interested in samba de roda? Through testimonies by sambadores and sambadeira, reports in field diaries and photographic records, an attempt was made to articulate the musical practices of the members of the group with conceptual approaches on the categories of youth, territorial identity and tradition, in an interdisciplinary perspective. The research presents reflections on the demands and expectations of young people in relation to the continuity of the musical tradition, the processes of patrimonialization of the manifestation and the potential of the Association of Sambadores and Sambadeiras of the state of Bahia as a place of political articulation. Between conflicts and paradoxes, the research points out that there are young people in samba de roda, towards whom the energies, investments and public politics must be directed.
|
|
2
|
-
JEANDERSON SANTOS BULHÕES DE JESUS
-
Memórias dos Sambas nas festividades do Rei Roubado, São Cosme e Damião, Santa Bárbara e outras Brincadeiras da comunidade rural do Benfica, Santo Antônio de Jesus – Sul do Recôncavo Baiano
-
Orientador : LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS SANDRONI
-
FRANCISCA HELENA MARQUES
-
LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
LUAN SODRÉ DE SOUZA
-
Data: 02/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa tem como objetivo investigar possíveis processos de ressignificação e invisibilização de práticas musicais de samba de roda na comunidade rural do Benfica, em Santo Antônio de Jesus – BA – município localizado ao sul do Recôncavo. Busco compreender como a padronização de ideais de civilização impostas pelo poder local, a partir de leis e códigos de posturas, urbanização e modernização afetaram as práticas culturais do município, neste caso específico, o samba de roda. Ao fazer um levantamento bibliográfico de trabalhos realizados sobre Santo Antônio de Jesus, não foi encontrado nenhum registro a respeito do samba de roda, exceto pelos trabalhos das historiadoras, Maitê Rangel (2010) e Liliane Lima (2013), que, nas suas pesquisas, observaram uma forte ligação entre os processos de urbanização e modernização com os silenciamentos e transformações das práticas culturais da cidade, abordagens que contribuíram para a definição do objetivo central desta pesquisa. Outro aspecto preponderante é relacionar tais fatores apontados acima pelas autoras com a ausência do município no Dossiê do Samba de Roda do Recôncavo Baiano produzido pelo IPHAN, sendo que as pesquisas e levantamentos de grupos de samba abrangeram diversos municípios desse território. Buscando atender a essas demandas, os procedimentos metodológicos de investigação que se enquadram com a proposta são qualitativos, utilizando como recurso metodológico a etnografia, que, por conta da pandemia precisou ser reformulada e adaptada. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as sambadeiras e sambadores da comunidade, com registros em gravações de áudio e vídeo indicados no texto como roteiro de escuta e disponibilizados ao público (www.soundcloud.com). Também foi realizada transcrição e análise de alguns dos sambas e de suas letras, como também, levantamento de dados a partir de documentos históricos, arquivos públicos, periódicos e jornais. Com esse trabalho pesquisa pretendo contribuir com as seguintes questões: como os processos de urbanização e modernização influenciaram/influenciam nas práticas de samba de roda do município? Como essa pesquisa pode contribuir para memória, divulgação ou elaboração de possíveis projetos de reparação histórica?
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to investigate possible processes of reframing and invisibility of samba de roda musical practices in the rural community of Benfica, in Santo Antônio de Jesus - BA - town located south of the Recôncavo. I seek to understand how the standardization of ideals of civilization imposed by local power, the laws and codes of postures, urbanization and modernization affected the practices cultural aspects of the municipality, in this specific case, the samba de roda. When doing a bibliographic survey of works done on Santo Antônio de Jesus, no record was found regarding the samba de roda, except for the works of the historians, Maitê Rangel (2010) and Liliane Lima (2013), who, in their research, observed a strong link between urbanization and modernization processes with the silences and transformations of the city's cultural practices, approaches that contributed to the definition of the central objective of this research. Another important aspect of this work, is to relate these factors mentioned by the authors above with the absence of the town in the Dossier of the Samba de Roda do Recôncavo Baiano produced by IPHAN, since the researches and surveys of samba groups covered several municipalities in that territory. Seeking to meet these demands, the research methodologies procedures that fit the proposal are qualitative, using ethnography as a methodological resource, which, due to the pandemic needed to be reformulated and adapted. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the community samba singers, with records in audio and video recordings indicated in the text as a listening script and made available to the public (www.soundcloud.com). It was also realized a transcription and analysis of some of the sambas and their lyrics, as well as data collection from historical documents, public archives, periodicals and newspapers. With this work I intend to contribute to the following questions: How the urbanization and modernization processes influenced / have influenced the samba de roda practices of the town? How this research can contribute to memory, dissemination or elaboration of possible historical repair projects?
|
|
3
|
-
ANDESON CLEOMAR DOS SANTOS
-
SONS, TORÉS E TOANTES DA CORRIDA DO IMBU: AFIRMAÇÃO E REAFIRMAÇÃO DO SER INDÍGENA PANKARARU
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
MARIA ROSARIO GONCALVES DE CARVALHO
-
Data: 05/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Nós, povos originários lutamos diariamente para podermos existir dentro de nossas especificidades e particularidades. Vivemos em constantes ataques aos nossos territórios, culturas, aos nosso direitos, isso desde o início da invasão que se iniciou em 1500, e que se estende até os dias de hoje. Diante disso, esta pesquisa trata de uma etnografia do ritual da corrida do imbu, onde apresento questões territoriais, culturais, políticas e históricas do meu povo evidenciando o fazer musical ritual. Meu Povo Pankararu, que está localizado no sertão Pernambucano entre os municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, é um dos pouco mais de 80 povos da região Nordeste, e por entender que somos povos diversos, trago este trabalho em uma perspectiva de afirmação de identidade, onde busco apresentar um pouco das riquezas culturais de Pankararu. O ritual da Corrida do Imbu, é o principal rituais de povo, que acontece anualmente com a chegada do fruto imbu, e tem a duração de aproximadamente três meses desde seu início com o flechamento do imbu. Trata-se de uma festa de celebração a vida, de respeito a todos os seres que habitam o planeta. O objetivo é identificar/apresentar como a festa do imbu aparece no processos de afirmação da identidade Pankararu, reafirmação e fortalecimento do ser indígena Pankararu. Por entender que vivemos em constantes lutas, trago esta dissertação também na perspectiva de resistência, evidenciando aqui o protagonismo dos Pankararu dentro do nosso território. A partir de uma abordagem etnomusicológica em torno dos sons, torés e toantes presentes neste ritual, proponho reflexões sobre espiritualidade, educação e identidade que estão diretamente relacionadas a nossa cosmologia
-
Mostrar Abstract
-
We original peoples struggle daily to be able to exist within our specificities and particularities. We live constantly in the territories, cultures, our rights, this since the beginning of the invasion that began in 1500, and that extends to the present day. Given this, this research deals with an ethnography of the ritual of the imbu race, where I present territorial, cultural, political and historical issues of my people, showing the ritual musical making. My People Pankararu, which is located in the Pernambucano hinterland between the municipalities of Jatobá, Petrolândia and Tacaratu, is one of the little more than 80 peoples in the Northeast region, and as we understand that we are diverse peoples, I bring this work in a perspective of affirmation of affirmation , where I try to present a little of the cultural riches of Pankararu. The Imbu Race ritual, is the main folk ritual, which takes place annually with the arrival of the imbu fruit, and lasts for approximately three months since its beginning with the imbu's arrow. It is a celebration of life, respect for all beings that inhabit the planet. The objective is to identify / present how the imbu party appears in the process of affirming Pankararu identity, reaffirming and strengthening the indigenous being Pankararu. As we understand that we live in constant struggles, I bring this dissertation also in the perspective of resistance, showing here the protagonism of the Pankararu within our territory. Based on an ethnomusicological approach around the children, torés and toantes present in this ritual, I propose reflections on spirituality, education and identity that are directly related to our cosmology
|
|
4
|
-
MARCELO SILVA SABACK SANTOS
-
OS PROCESSOS DAS ABSTRAÇÕES MENTAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MUSICAL A PARTIR DE PIAGET: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
-
Orientador : DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
HELENA MULLER DE SOUZA NUNES
-
CAROLINE CAREGNATO
-
LILIA AMARAL MANFRINATO JUSTI
-
Data: 30/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O campo da cognição musical é uma área de estudos que vem cada vez mais atraindo o olhar dos pesquisadores da área da educação musical. O entendimento da atividade cognitiva tem sido cada vez mais relevante para a compreensão da construção do conhecimento musical. Nesta Dissertação, buscou ampliar-se estas noções, debruçando sobre um aspecto da atividade cognitiva, descrito pelo epistemólogo e biólogo Jean Piaget. Este aspecto foram as abstrações mentais, sendo: empírica, pseudo-empírica, reflexionante e refletida, que em seu conjunto atuam diretamente na construção do pensamento lógico-matemático do indivíduo. Para isso foi realizada uma revisão integrativa para um levantamento do estado da arte das pesquisas no campo da música que relacionam o conhecimento e o fazer musical aos postulados piagetianos. Desse levantamento foram selecionados os trabalhos que trazem provas baseadas em evidências acerca da relação entre estas abstrações e a cognição mental em atividades relativa ao fazer musical e a sua construção. Assim, o pesquisador selecionou 60 trabalhos para a revisão integrativa e, dentre estes, 12 trabalhos que trazem as provas baseadas em evidências, apontando para uma estreita relação entre estas abstrações mentais descritas por Piaget e a atividade musical em variados aspectos.
-
Mostrar Abstract
-
The musical cognition field is a field of studies that has been gradually attracting the attention of researchers from the musical education field. The understanding of the cognitive activity has been more and more relevant to the comprehension of the acquisition of musical knowledge. This essay aimed to expand those notions, basing itself on an aspect of the cognitive activity described by the epistemologist and biologist Jean Piaget. This aspect is the mental abstractions, which are dived as empirical, pseudo-empirical, and reflexive abstraction. Together, these abstractions directly act towards the construction of one’s logical-mathematical thinking. In order to expand the previously mentioned notions, an integrative review was made. This review aimed to understand the current state of the art of the research that correlates knowledge and the musical activity with piagetian theories.Works that brought proofs based on evidence concerning the relationship between the aforementioned abstractions and the mental cognition that happens during tasks related musical activity were selected for this review. They comprised 60 works; and among those, 12 works that brought proof based on evidence were selected, ones that point towards a strict relationship between the aforementioned mental abstractions described by Piaget and musical activity in multiple aspects.
|
|
5
|
-
Menahem Hein de Oliveira Farias
-
Fresta do Imponderável: o Widmer teórico e o Widmer compositor nas Marginálias da música ocidental do último milênio.
-
Orientador : PAULO COSTA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELO TAVARES CASTRO
-
GUILHERME BERTISSOLO
-
PAULO COSTA LIMA
-
Data: 04/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho pretende refletir sobre construções teóricas apresentadas pelo compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990) em três dos seus trabalhos monográficos: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e cadências (1984) e Paradoxon versus paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). Buscou-se identificar as ideias nucleares e os métodos utilizados, tocando assim na relação entre o teorizar e o compor na trajetória deste compositor. Esse percurso reflexivo norteará as incursões composicionais que sedimentam o presente trabalho.
-
Mostrar Abstract
-
The present study intends to reflect upon the theoretical constructions presented by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990) in three of his monographic works: Bordão e Bordadura (1970), Cláusulas e Cadências (1984) e Paradoxon versus Paradigma: marginalias da música ocidental do último milênio – III falsas relações (1) (1988). It was aimed to identify the core ideas and the methods that he employed, therefore approaching the relationship between theorizing and composing in this composer’s trajectory. The course of this reflection will serve as a guide to the compositional incursions which endorse the present study.
|
|
6
|
-
CATALINA GUTIERREZ PELAEZ
-
Musicistas Ambulantes em Salvador e outros lugares na América Latina: práticas musicais, estratégias e importância
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
LUCIANA REQUIÃO
-
URPI MONTOYA URIARTE
-
Data: 10/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O seguinte texto é o resultado de um processo que vem de tempo atrás, de muito antes do ingresso da pesquisadora no programa acadêmico que permitiu seu desenvolvimento, surgido das inquietudes de uma musicista ambulante (a pesquisadora) a respeito do seu papel na sociedade e tem como objetivo registar a existência e demonstrar a importância destes personagens na história. Trata-se de uma etnografia (LÉVI-STRAUSS 1955, MALINOVSKI 1975, SEEGER 1980, MONTOYA URIARTE, 2012), feita a um grupo de doze musicistas ambulantes (dentre eles, a pesquisadora), que passaram (a maioria deles) pela cidade de Salvador-Bahia durante a temporada de 2018-2020. Narra a história dos musicistas ambulantes desde quando sua existência ficou registrada pela primeira vez, no século IX, na Europa Medieval até os tempos modernos na América Latina. Discute varias temáticas (Espaço público, Trabalho, Arte de Rua) e conceitos (Música, Cultura, Folclore, Popular), considerados importantes e interessantes por contornar aos indivíduos e caracterizar o ofício. Dialoga com autores acadêmicos reconhecidos e respeitados de várias origens (BLACKING 1973, 2007; CARVALHO 1999; LÜHNING 1991, 2014; TRAVASSOS 1999; MAGGIO 2012; HERSHMANN 2014, 2015), mas também com os interlocutores da pesquisa (musicistas ambulantes latino-americanos) e com outras fontes variadas (tradição oral, placas, museus, guias turísticos). Fornece dados estatísticos (horários, rotinas, cenários, salário, público atingido, repertório, entre outros) a respeito da experiência pessoal da pesquisadora exercendo como musicista ambulante na cidade de Salvador e diversos outros lugares e das experiências de outros oito musicistas na mesma cidade. Finalmente, deixa algumas considerações, mas, principalmente, chama a atenção e gera curiosidade para o aprofundamento de vários dentre os temas discutidos.
-
Mostrar Abstract
-
The following text is the result of a process that I have seen from time to time, since so much before the entrance of the researcher to the academic program that allowed its development, concerns arose from an itinerant musician (researcher) in respect of her role in the society, and subject as an objective, register the existence and show the importance of these people in history. It is about an ethnography which has been done with a group of thirteen itinerant musicians (one of them, a researcher), who was (a majority of them) to the city of Salvador of Bahia during the 2018-2020 season. It tells the story of two itinerant musicians, since their existence was registered for the first time, I do not know IX in medieval Europe at the modern times in Latin America. It discusses several themes (Public space, Work, Street art,...) and concepts (Music, Culture, Folklore, Popular,...), considered important and interesting because they outline individuals and characterize the trade. Dialogue with recognized and respected academic authors from various origins, but also as interlocutors of research (Latin-American itinerant musician) and with other varied sources (oral tradition, plates, museums, tourist guides). Provides statistic data (hours, routines, stages, salary, target audience, repertoire) in respect of the personal experience of the researcher exercising as an itinerant musician born in the city of Salvador-Bahia, and other diverse places, the experiences of other nine musicians in the same city, and concludes, among other things, that street musicians defend a marginal position about the capitalist system. Finally, give some considerations more, but mainly, catch the attention and generate curiosity to delve into several of the topics discussed.
|
|
7
|
-
AILTON MÁRIO NASCIMENTO
-
Músicas e Práticas Musicais Africanas nas Licenciaturas em Música na Bahia
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
FLAVIA MARIA CHIARA CANDUSSO
-
BAS ILELE MALOMALO
-
Data: 11/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir das Matrizes Curriculares, Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), ementas de disciplinas e entrevistas com docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Música das Universidades na Bahia, o presente trabalho pretende dissertar sobre a importância e os possíveis significados das presenças e ausências de músicas africanas nesses espaços, tanto como repertórios musicais, como também enquanto propostas estético-filosóficas e didático-metodológicas. Através de uma abordagem crítica das relações hegemônicas na música acadêmica, tentamos apontar as tensões entre habitus conservatorial, diversidade cultural, relações étnico-raciais, decolonização do pensamento musicológico e as práticas relacionadas à formação musical, e de como esses vetores se articulam na construção e (re)construção dos currículos e práticas educativas das licenciaturas em Música na Bahia. A abordagem da pesquisa parte de uma reflexão através de diálogos com os campos da antropologia, sociologia, história oral, estudos culturais, filosofia e etnomusicologia, que além de analisar criticamente os universalismos eurocêntricos subjacentes na educação musical brasileira, aponte ferramentas conceituais oriundas de práticas musicais africanas, afro-brasileiras, afro- americanas e ameríndias, auxiliando assim, para o entendimento sobre os processos educacionais e escolhas do ponto de vista musical das licenciaturas em música da Bahia.
-
Mostrar Abstract
-
Based on the Curriculum Matrices, Pedagogical Course Projects (PPCs), course menus and interviews with teachers and students of the Bachelor of Music courses at Universities in Bahia, the present work intends to talk about the importance and possible meanings of the presences and absence of African music in these spaces, both as musical repertoires, as well as aesthetic-philosophical and didactic-methodological proposals. Through a critical approach to hegemonic relations in academic music, we try to point out the tensions between conservatory habitus, cultural diversity, ethnic-racial relations, decolonization of musicological thought and practices related to musical formation, and how these vectors are articulated in the construction and (re)construction of curricula and educational practices for degrees in Music in Bahia. The research approach starts from a reflection through dialogues with the fields of anthropology, sociology, oral history, cultural studies, philosophy and ethnomusicology, which in addition to critically analyzing the Eurocentric universalisms underlying Brazilian music education, points out conceptual tools from musical practices Africans, Afro-Brazilians, Afro-Americans and Amerindians, thus helping to understand the educational processes and choices from the musical point of view of music degrees in Bahia.
|
|
8
|
-
AISHÁ LIMEIRA RORIZ
-
Meu Cantar de Amor: A doutrina cantada do Mestre Irineu numa perspectiva feminina e nordestina
-
Orientador : LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
FRANCISCA HELENA MARQUES
-
PAULO ALVES MOREIRA
-
Data: 14/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Através de uma abordagem autoetnográfica, este trabalho apresenta o resultado da observação participante nos rituais da doutrina cantada do Santo Daime no CICLU-Ba, centro que segue o trabalho espiritual do Mestre Raimundo Irineu Serra, seu criador. Nesta tradição musical os hinos não são composições musicais, mas sim cantos "recebidos" do plano espiritual. O repertório analisado nesta pesquisa contempla os hinários obtidos até a morte do Mestre, em 1971.
Tendo como marco principal a aparição da Virgem da Conceição, que ofereceu os hinos primeiramente ao Mestre Irineu e em seguida aos outros(as) daimistas, instituindo assim o sagrado feminino em seu mito de origem, será analisado o protagonismo das mulheres como zeladoras desses cânticos e guardiãs originárias dessa tradição musical.
Buscando compreender as raízes culturais e musicais determinantes para o surgimento desse estilo de canto, foi realizado um estudo sobre as sonoridades que permearam a vida do Mestre Irineu e de seus(as) companheiros(as) antes e durante o “recebimento” dos hinos. Inicialmente foram analisados os elementos musicais de suas origens nordestinas e em seguida, os da região amazônica, para onde muitos deles migraram em busca de trabalho no início do séc. XX. Também foram observadas outras influências musicais que, guiadas através da consciência expandida pela santa bebida, compuseram a cultura acústica dos daimistas originários.
O trabalho se fundamenta numa perspectiva da etnomusicologia engajada e sensível ao feminino, se referenciando em conceitos teóricos brasileiros, como "cultura acústica" de José Lopes (2004), "teoria nativa" de Tiago Pinto (2001) e trabalhos sobre o sagrado feminino na música religiosa como Laila Rosa(2009), Kátia Rabelo(2013), Camila Benedito(2019) e Beatriz Labate (2009).
-
Mostrar Abstract
-
Through an autoethnographic approach, this work presents the result of participative observation in the rituals of the sung doctrine of Santo Daime at CICLU-Ba, a center that follows the spiritual work of Mestre Raimundo Irineu Serra, its creator. In this musical tradition the hymns are not composed, but "received" from the spiritual realm. The repertoire analyzed in this research includes the hymnals obtained until the death of Mestre Irineu, in 1971.
Having as main mark the apparition of the Virgin Mary, who first offered the hymns to Mestre Irineu and then to the other daimistas, thus instituting the sacred feminine in its original myth, it will be analyzed the role of women as caretakers of these chants and original guardians of that musical tradition.
Seeking to understand the cultural and musical roots that determined the emergence of this singing style, a study was carried out on the sonorities that permeated the life of Mestre Irineu and his companions before and during the reception of the hymns. Initially, the musical elements from their northeastern origins were analyzed and then those from the Amazon region, where many of them migrated in search of work in the early 20th century. Other musical influences were also observed which, guided by the consciousness expanded by the holy drink, composed the acoustic culture of the original daimistas.
The work is based on a perspective of an engaged and participative ethnomusicology, sensitive to the feminine, that brings references to brazilian theoretical concepts, such as "acoustic culture" by José Lopes (2004), "native theory" by Tiago Pinto (2001) and works on religious music and the sacred feminine like Laila Rosa (2009), Kátia Rabelo (2013), Camila Benedito (2019) and Beatriz Labate (2009).
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
ALESSANDRO PEREIRA DA SILVA
-
A MEMÓRIA DAS SEIS CORDAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DE MEMORIZAÇÃO AO VIOLÃO DE ESTUDANTES INICIANTES E INTERMEDIÁRIOS
-
Orientador : DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
-
DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
GUILHERME BERTISSOLO
-
CHRISTIAN ALESSANDRO LISBOA
-
DANILO RAMOS
-
Data: 14/02/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo do presente trabalho foi investigar os processos de memorização de uma obra musical por estudantes de nível iniciante e intermediário no violão. Para isso, essa tese de doutorado fundamentou-se em teorias sobre estratégias de memorização a partir da literatura especializada e aplicou essas teorias por meio da realização de um estudo de caso. Os fundamentos teóricos se basearam nos pensamentos sobre a memória, seguindo o modelo conexionista e com ênfase na memorização por pistas. Além disso, o trabalho teve influência das teorias da memória de trabalho e, mais especificamente dos guias de execução propostos por Roger Chafin. Após uma introdução sobre o estado da arte de alguns estudos brasileiros sobre memória e a relação entre memória e violão, foi apresentado um estudo de caso com estudantes iniciantes e intermediários no violão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe. O estudo de caso procurou recolher dados quantitativos e qualitativos que mostrassem de forma abrangente vários aspectos do processo de memorização da obra musical selecionada. Foram recolhidos e analisados dados a partir de gravações das execuções da música, de uma breve entrevista estruturada e da observação participante do pesquisador que visou anotar os dados comportamentais dos participantes durante a execução final da música. Os resultados indicaram que a memorização baseada em ativação por pistas, proposta pelo modelo conexionista, e na utilização dos guias de execução contribuiu para a codificação, armazenamento e resgate das informações e para os procedimentos para o aprendizado, memorização e performance da música selecionada para ambos os níveis dos violonistas investigados.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of the present work was to investigate the memorization processes of a musical work by beginner and intermediate level stidents in the guitar. This doctoral thesis was based on theories about memorization strategies from the specialized literature and applied these theories through the realization of a case study. The theoretical foundations were based on thoughts about memory, following the connectionist perspective. In addition, this work was influenced by the performance cues by Roger Chafin, Gabriela Imreh and Mary Crawford (2002). After an introduction on the state of the art about memory and some Brazilian studies on memory and the relationship between memory and guitar, a case study was presented with beginning and intermediate students in the guitar of the Music Degree course at the Federal University of Sergipe. The case study sought to collect quantitative and qualitative data that comprehensively showed various aspects of the memorization process of the selected musical work. Tha data were collected and analyzed from recordings of the music's performances, a brief structured interview and the participant observation of the researcher who aimed to note the participants' behavioral data during the final performance of the music. The results indicated that the memorization based on activation by the performance cues contributed to the coding, storage and retrieval of information and to the procedures for learning, memorizing and performing the selected music for both the levels of the investigated guitarists.
|
|
2
|
-
OBADIAS DE OLIVEIRA CUNHA
-
Caminhos da avaliação no PROLICENMUS: da fonte de inspiração à oferta de um modelo
-
Orientador : HELENA MULLER DE SOUZA NUNES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EKATERINA KONOPLEVA
-
HELENA MULLER DE SOUZA NUNES
-
MARA MENEZES KROGER
-
ALAMO PIMENTEL GONÇALVES DA SILVA
-
SONIA REGINA ALBANO DE LIMA
-
Data: 05/03/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese, apresenta-se os caminhos da Avaliação de um curso de formação de professores de Música. Parte-se de uma fonte de inspiração, qual seja, o Sistema de Avaliação acontecido no Curso Licenciatura em Música, Modalidade Educação à Distância (EAD), ofertado pelo Programa Pró-Licenciaturas do Ministério da Educação no Brasil, entre os anos de 2008 a 2012, conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). A pesquisa teve como objetivo geral atualizar o Modelo de Avaliação Cante e Dance com a Gente (CDG), dedicado à condução da Avaliação, na formação docente em cursos de Licenciatura em Música. A pergunta de pesquisa estabelecida foi: Como os processos e as práticas de Avaliação empregados na formação docente do curso de graduação PROLICENMUS poderiam conduzir uma formação de professores de Música, na atualidade? Metodologicamente, tratou-se de uma investigação com natureza Básica, abordagem Qualitativa, objetivos Exploratórios e procedimento técnico predominante Estudo de Caso. Cada um dos três capítulos foi conduzido por um dos objetivos específicos: a saber: 1) circunscrever o conceito de Avaliação, para efeito desta tese; 2) explicitar o fenômeno Avaliação, conforme acontecido no PROLICENMUS; e 3) prospectar condições de consistência, entre componentes do processo avaliativo estudado. Utilizou-se técnicas complementares de Pesquisas, tais como: Bibliográfica, Documental, Ex Post Facto e Grupo Focal. Os dados foram tratados mediante Análise Textual Discursiva (ATD) (MOARES; GALLIAZZI, 2006). A revisão da Construção Teórica no Domínio da Avaliação (FERNANDES, 2010), associada à da Proposta Musicopedagógica CDG (NUNES, 2017), gerou uma definição própria de Avaliação: um sítio investigativo, onde o Impulso espontâneo constituído de crenças, desejos e esperança, próprios dos Mundos Internos, uma vez mediado pelo Direcionamento dos Mundos Externos, conduz às Aquisições por Ações Evidenciadas em produções individuais ou em grupo, para uma efetiva prática compartilhada na Formação Docente em Música, assentadas em uma abordagem hermenêutica-dialética, que envolve, atrai e cativa comprometimentos protagonizados pelos envolvidos, apresentando, assim, a Recompensa, ao final do processo avaliativo. Concluiu-se, na Avaliação da formação docente em Música, é impositivo harmonizar Molduras e Instrumentos, balizados pelo Projeto Pedagógico do Curso e sua Matriz Curricular, por sua vez, assentados em uma determinada concepção teórica de formação humana. No caso do PROLICENMUS e no aqui proposto, uma formação integral e integradora, por meio da Música, na qual coautoria, inclusão, generosidade, respeito por si e pelo outro são condições essenciais. Assim, a Avaliação não pode estar assentada em um terceiro elemento, punitivo ou elogioso, no qual outros lhe atribuam importância e o legitimem diante de si mesmo; é o licenciando que, mediante total entrega a um processo de construção de si e do Ser- professor, é o maior responsável por sua Avaliação. Conclui-se, que seu próprio reconhecimento é a sua maior recompensa; todavia, isso não o isenta de compreender e de aceitar, que, ao almejar falar em nome de uma determinada instituição educacional, como é o caso do Diploma, é preciso obter autorização dessa instituição, mediante aprovação, segundo seus próprios critérios avaliativos, claramente ditos.
-
Mostrar Abstract
-
In this thesis, we present the Evaluation paths of a training course for Music teachers. The starting point is a source of inspiration, that is, the Evaluation System which took place in the Music Graduation Course, Distance Education Modality (EAD), offered by the Pró-Licenciatura Program of the Ministry of Education in Brazil, between 2008 and 2012, conducted by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and Partner Universities (PROLICENMUS). The overall aim of this research was to update the Sing and Dance with Us Evaluation Model (CDG), dedicated to the conduction of Evaluation in teacher training in Music Graduation courses. The research question was: How can the procedures and practices employed in teacher education in the PROLICENMUS graduation course conduct teacher education for Music professors, nowadays? Methodologically, it was an investigation of basic nature, qualitative approach, exploratory objectives and prevailing Case Study technical procedure. Each of the three chapters was conducted by one of the specific objectives, namely: 1) circumscribing the concept of Evaluation, for the purpose of this thesis; 2) explaining the Evaluation phenomenon, in accordance with that which took place in PROLICENMUS; and 3) prospecting conditions of consistency, within the components of the studied evaluative process. Complementary Research techniques were utilized, such as: Bibliographic, Documental, Ex Posto Facto and Focus Group. The data were treated by Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES; GALLIAZZI, 2006). The revision of the Theoretical Construction in the Evaluation Domain (FERNANDES, 2010), associated with that of the Musicpedagogical Proposal CDG (NUNES, 2017), generated an Evaluation definition of its own: an investigative site, in which the spontaneous Impulse constituted by beliefs, desires and hopes, particular of Internal Worlds, once mediated by the Directing of External Worlds, conducts to the Acquisition by Evidenced Actions in individual or group productions, for an effective practice shared in Music Teacher Education, based on a hermeneutic-dialetic approach, which involves, attracts and captivates commitments led by those involved, thus presenting a Reward at the end of the evaluative process. It was concluded, in the Evaluation of teacher education in Music, to be imperative to harmonize Frames and Instruments, while marked out by the Course’s Pedagogical Project and its Curricular Matrix, on their turn based on a particular theoretical conception of human formation. In the case of PROLICENMUS and in the one here proposed, an integral and integrating formation, through Music, in which co-authorship, inclusion, generosity, self-respect and respect for others are essential conditions. Thus, the Evaluation cannot be based on a third element, punitive or complimentary, in which others attribute importance to it and legitimize it before itself; it is the scholar who, through total commitment to a process of self and professor- being construction, is the main responsible for their Evaluation. It is concluded that their own acknowledgment is their greatest reward; however, this does not exempt them from understanding and accepting that, when aiming to speak on behalf of a certain educational institution, as is the case with the Diploma, it is necessary to obtain the authorization of that institution through approval, in accordance with its own, clearly stated evaluative criteria.
|
|
3
|
-
RICARDO BESSA MAGALHAES FRANCA
-
O ensino de contrabaixo em cursos de graduação em universidades públicas brasileiras
-
Orientador : JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIA ALBANO DE LIMA
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
-
LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
MARIA THEREZA PITA GONDIM
-
Data: 11/03/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por objetivo compreender e reunir informações específicas sobre como ocorre a formação dos contrabaixistas em nível de graduação nos cursos de bacharelado em Universidades públicas brasileiras, através do estudo das práticas pedagógicas dos docentes dessas instituições. Para isso, em um primeiro momento, realizamos uma revisão de literatura sobre o ensino de música e sobre o modelo dos Conservatórios do século XIX na Europa e a sua influência no ensino musical no Brasil. Sobre esse modelo indicamos seis pontos mais criticados por autores como: Kingsburry (1988), Hallam (1998, 2006), Harnoncourt (1988), Haynes (2007), Vasconcelos (2002, 2011) Borém (1997, 2001, 2005, 2006) Fonterrada (1994), Freire (2011), Glaser (2007), Jardim (2008), Louro (2008), entre outros. Em seguida, através de bibliografia especializada e legislação pertinente, analisamos o ensino universitário de Música no Brasil e as quatro funções de um docente universitário: o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração. Elaboramos uma lista de todos as dissertações/teses já publicadas no Brasil sobre o contrabaixo entre os anos de 1992 a 2019, e separamos os trabalhos de acordo com diversos critérios, sobretudo os elaborados por Cerqueira (2015). Listamos todos os cursos de bacharelado em Instrumento/Contrabaixo nas universidades públicas brasileiras. Na segunda parte da tese, elaboramos um questionário, composto por setenta e cinco (75) perguntas, que visou abranger todo o trabalho desenvolvido pelos docentes e foi dividido nos seguintes temas: perguntas de identificação do professor, sobre o ingresso na instituição, o ensino, a aula propriamente dita, o repertório utilizado, condições físicas da universidade, o formato do curso, critérios de avaliação dos alunos, pesquisa, extensão e administração. O questionário foi respondido por doze (12) docentes (75% do total) e suas respostas agrupadas e analisadas.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis aims to understand and gather specific information on the professional education of double bass players in undergraduate bachelor degree courses in Brazilian public universities. The study focuses on the pedagogical practices of the double bass teachers in those institutions. At first, we conducted a literature review on the teaching of music and the model of the 19th century European Conservatories in Europe as well as their influence on music education in Brazil. About this model we pointed out six itens most criticized by authors such as: Kingsburry (1988), Hallam (1998, 2006), Harnoncourt (1988), Haynes (2007), Vasconcelos (2002, 2011) Borém (1997, 2001, 2005, 2006) Fonterrada (1994), Freire (2011), Glaser (2007), Jardim (2008), Louro (2008). Then, through specialized bibliography and legislation we analyzed the university teaching of music in Brazil and the four duties of a university teacher: teaching, research, university extension programs and administration. We compiled a list of all the double bass dissertations / theses published in Brazil between 1992 and 2019, and separated them according to several criteria, especially those elaborated by Cerqueira (2015). We list all bachelor's courses in instrument / double bass in Brazilian public universities. In the case study, we applied a questionnaire composed of 75 questions aimed at covering all the work developed by the teachers. The questionnaire was divided into the following themes: questions on teachers’ identification, about students’ admission, teaching, the lesson itself, the repertoire used , physical conditions of the University, the format of the course, student evaluation criteria, research, extension programs and administration. The questionnaire was answered by 12 teachers (75% of the total) and their answers grouped and analyzed.
|
|
4
|
-
MOISES SILVA MENDES
-
UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE A VIDA E A OBRA DE AGENOR ALUÍSIO GOMES: UM ESTUDO SOBRE OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO
-
Orientador : WELLINGTON MENDES DA SILVA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADEMIR ADEODATO
-
IONE CELESTE JESUS DE SOUSA
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
-
WELLINGTON MENDES DA SILVA FILHO
-
Data: 29/05/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa de doutoramento em música tem como objetivo estudar a vida e a obra do maestro Agenor Aluísio Gomes, observando as suas relações com os contextos em que estavam inseridas. Entre os objetivos específicos foram realizados a investigação da biografia de Gomes, localização de composições inéditas e a discussão da importância das práticas musicais realizadas por Gomes no contexto da História da música da Bahia. Esta é uma pesquisa histórica que tem utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa. Entre as atividades desenvolvidas na pesquisa de campo podem ser mencionadas, a realização de pesquisa documental em busca de fontes documentais iconográficas, orais e sonoras. Foram realizadas entrevistas com personalidades que conviveram com o pesquisado, a exemplo de ex-alunos do projeto a Hora da Criança, além de músicos como Cacau do Pandeiro que tocaram com Gomes. O pesquisado atuou em diversos contextos relacionados a música, entre os quais, iniciou os seus estudos como aluno, em bandas filarmônicas do interior da Bahia, depois atuou como maestro desses conjuntos. Também atuou como maestro e executante de conjuntos musicais que se apresentavam em bailes no interior da Bahia e em Salvador. Na capital baiana atuou como maestro, executante, compositor e arranjador em diversos contextos, destacando-se como maestro das rádios Excelsior e da Rádio Sociedade da Bahia. Também foi co-fundador do programa A Hora da Criança, juntamente com Adroaldo Ribeiro Costa, com quem trabalhou por três décadas (entre 1940 a 1970) Além dos contextos de atuação mencionados, Gomes compôs peças musicais para o espetáculo infantil A Opereta Narizinho, baseado nos contos de Monteiro Lobato. Os resultados da análise da documentação encontrada informam que, o pesquisado atuou como regente, executante, compositor e arranjador, mas que teria se destacado no campo das composições autorais, a exemplo da criação de arranjos musicais para bandas militares de música e a criação do arranjo instrumental do Hino do Esporte Clube Bahia. Gomes participou como músico e diretor musical do processo de gravação dos discos “Os vinte anos da Hora da Criança (1963) e Navio Negreiro (ca. 1968). Entende-se que as composições de Gomes sejam um legado cultural resultante das suas atividades laborais musicais, elas contribuíram com processos educacionais ligados ao teatro e música na sociedade soteropolitana do século XX, e representam parte da cultura baiana e brasileira da época, sobretudo, por refletir aspectos do contexto político, social e musical.
-
Mostrar Abstract
-
This doctoral research in music aims to study the life and work of conductor Agenor Aluísio Gomes, observing its relations with the contexts in which they were inserted. Among the specific objectives, the investigation of Gomes' biography, location of unpublished compositions and the discussion of the importance of the musical practices carried out by Gomes in the context of the History of music in Bahia were carried out. This is a historical research that has used the methodology of qualitative research. Among the activities developed in the field research can be mentioned, conducting documentary research in search of iconographic, oral and sound documentary sources. Interviews were conducted with personalities who lived with the subject, such as former students of the project Hora da Criança, as well as musicians like Cacau do Pandeiro who played with Gomes. The researched acted in several contexts related to music, among which, he started his studies as a student, in philharmonic bands in the interior of Bahia, then he acted as conductor of these groups. He also acted as conductor and performer of musical groups that performed at dances in the interior of Bahia and in Salvador. In the capital of Bahia, he acted as conductor, performer, composer and arranger in several contexts, standing out as conductor of Excelsior and Rádio Sociedade da Bahia radios. He was also co-founder of the A Hora da Criança program, along with Adroaldo Ribeiro Costa, with whom he worked for three decades (between 1940 and 1970). In addition to the contexts of action mentioned, Gomes composed musical pieces for the children's show A Opereta Narizinho, based on in Monteiro Lobato's tales. The results of the analysis of the documentation found inform that, the researched person acted as conductor, performer, composer and arranger, but that he would have excelled in the field of authorial compositions, such as the creation of musical arrangements for military music bands and the creation of the arrangement instrumental of the Anthem of Esporte Clube Bahia. Gomes participated as a musician and musical director in the recording process of the albums “Os twenty anos da Hora da Criança (1963) and Navio Negreiro (ca. 1968). It is understood that Gomes' compositions are a cultural legacy resulting from his musical work activities, they contributed to educational processes related to theater and music in the 20th century soteropolitan society, and represent part of the Bahian and Brazilian culture of the time, mainly because reflect aspects of the political, social and musical context.
|
|
5
|
-
JURACY DO AMOR CARDOSO FILHO
-
Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas
-
Orientador : LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO BONFIM
-
DEISE LUCY OLIVEIRA MONTARDO
-
DINAMARA GARCIA FELDENS
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
Data: 31/07/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas, consiste numa etnografia musical a partir dos encontros e oficinas de música realizadas com pessoas em situação/contexto de rua, que frequentaram o Movimento de População de Rua, o Programa Corra pro Abraço e o CAPS Gregório de Matos, todos em Salvador/Ba. Descrevo como essas pessoas realizaram suas práticas musicais e quais situações, atividades e produtos foram desenvolvidas ao longo da pesquisa. A fundamentação teórica integra contribuições advindas das Ciências Sociais, Antropologia, Música e Etnomusicologia e dialoga com estudos decoloniais e feministas latino-americanos e de outros territórios. Situa-se dentro dos referenciais da pesquisa qualitativa com práticas engajadas e comprometidas, por meio da interação, observação e descrição etnográfica e performativa. Aproxima-se da abordagem da Fenomenologia, da abordagem Multirreferencial, da epistemologia do Acontecimento, da pesquisa-ação, pesquisa participativa, dialógica, colaborativa, engajada, ética e compartilhada. Esta tese pretende colaborar com a desfragmentação do imaginário social perverso que se tem sobre pessoas em situação/contexto de rua, e fomentar a ampliação dos horizontes epistemológicos vigentes, além de propor discussões sobre gênero, raça, classe, espaço urbano e territórios sonoros na cidade de Salvador/Ba.
-
Mostrar Abstract
-
(In) visible music: Excluded people and sounds, consists of a musical ethnography based on meetings and music workshops held with people in a street situation / context, who attended the Movimento de População de Rua, the Programa Corra pro Abraço and CAPS Gregório de Matos, all in Salvador/Ba. I describe how these people performed their musical practices and what situations, activities and products were developed throughout the research. The theoretical foundation integrates contributions from Social Sciences, Anthropology, Music and Ethnomusicology and dialogues with decolonial and feminist studies from Latin America and other territories. It is located within the framework of qualitative research with engaged and committed practices, through interaction, observation and ethnographic and performative description. It approaches the Phenomenology approach, the Multi-referential approach, the Epistemology of the Event, the action research, participatory, dialogical, collaborative, engaged, ethical and shared research. This thesis intends to collaborate with the defragmentation of the perverse social imaginary that has about people in a situation / street context, and to promote the expansion of the current epistemological horizons, besides proposing discussions about gender, race, class, urban space and sound territories in Salvador/Ba.
|
|
6
|
-
MÔNICA CAJAZEIRA SANTANA VASCONCELOS
-
Processos autorregulatórios e aprendizagem de prática e memorização em orquestras infanto-juvenis
-
Orientador : DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS TOURINHO
-
EVELY BORUCHOVITCH
-
LOURDES MARIA BAGAGNOLO FRISON
-
TAIS DANTAS DA SILVA
-
Data: 31/08/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Compreender os processos de aprendizagem musical de músicos engajados em orquestras infanto-juvenis é um desafio, pois tocar um instrumento é uma atividade complexa que requer planejamento, organização, estratégias eficazes, automonitoramento e avaliação. A prática de memorização está presente nas vivências de músicos experts assim como de músicos menos experientes. Apesar da maior parte das pesquisas que documentam os processos de memorização ser com músicos experts, estudos atuais indicam que há um maior interesse em compreender como estudantes músicos administram suas práticas. A autorregulação é um dos construtos da Teoria Social Cognitiva com potencial no campo educacional, a fim de compreender os processos de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos desta pesquisa foram: 1) identificar os processos autorregulatórios da aprendizagem de prática e da memorização musical que podem ser encontrados, em níveis menores ou maiores em estudantes em estágios iniciais e intermediários de aprendizagem; 2) buscar compreender como os estudantes adquirem as estratégias e recursos necessários para monitorar e controlar seus conhecimentos, sentimentos e emoções para melhorar sua prática e memorização musicais. Para isso, foram realizados dois estudos. O Estudo I foi uma survey que buscou dar uma visão macro sobre como músicos de orquestras infanto-juvenis portuguesas e brasileiras (170 músicos entre 11 a 17 anos de idade) se envolvem na prática e na memorização musical. O Estudo II foi um estudo de caso exploratório, descritivo e explicativo que procurou compreender os processos autorregulatórios de aprendizagem na prática e memorização musicais (20 músicos entre 12 a 17 anos de idade). Os resultados apontam o envolvimento dos estudantes músicos ao escolherem, aplicarem e adaptarem as estratégias cognitivas necessárias no processo de suas práticas. Eles revelaram que, mesmo quando os jovens músicos desconhecem as estratégias de memorização empregadas por músicos experientes, algumas das estratégias que utilizam são semelhantes. As memórias aural, cinestésica e visual se destacaram como suas estratégias de recuperação da memória.
-
Mostrar Abstract
-
Understanding the musical learning processes of musicians is a challenge, because playing an instrument is a complex activity where planning, organization, effective strategies, self-monitoring and evaluation are required. The practice of memorization is present in the experiences of expert as well as less experienced musicians. Although most of the research documenting memorization processes is with expert musicians, current studies indicate that there is a greater interest in understanding how student musicians manage their practices. Self-regulation is one of the constructs of Social Cognitive Theory with potential in the educational field, in order to understand students' learning processes. The objectives of this research were: 1) to identify the self-regulatory processes of musical practice and memorization that can be found, at lower or higher levels, with students in the early and intermediate stages of learning; 2) to seek to understand how students acquire the strategies and resources necessary to monitor and control their knowledge, feelings and emotions in order to improve their music practice and memorization. Two studies were conducted. Study I was a survey that sought to give a macro view of how musicians from Portuguese and Brazilian juvenile orchestras (170 musicians aged between 11 and 17 years) get involved in musical practice and memorization. Study II was an exploratory, descriptive and explanatory case study that sought to understand the self-regulatory processes of learning in musical practice and memorization (20 musicians aged between 12 and 17 years). The results point to the involvement of student musicians in choosing, applying and adapting the necessary cognitive strategies in the process of their practices. They have also pointed that, even if the young musicians are unaware of the memorization strategies employed by experienced musicians, they use some of the strategies used by the experts. Aural, kinesthetic and visual memories have stood out among the memory recovery strategies used by the students in their practice and performance.
|
|
7
|
-
RODRIGO HERINGER COSTA
-
A música como arte de viver em Salvador
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
JOSÉ ALBERTO SALGADO SILVA
-
LUCAS ROBATTO
-
LUCIANA REQUIÃO
-
MARIELLA PITOMBO VIEIRA
-
Data: 29/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho visa contribuir às discussões sobre a performance musical como arte de viver. Inserido na cidade de Salvador, o campo de pesquisa delineia-se em torno da compreensão dos conflitos inerentes à aproximação entre valores dominantes nas esferas musical e econômica, tomadas em suas dimensões simbólicas e objetivas. Os processos a ampará-lo, majoritariamente qualitativos, agregam procedimentos (observação participante; entrevistas; pesquisa historiográfica; técnicas de análise quantitativa) e fontes diversas (diário de campo; transcrições de entrevistas, diálogos e correspondências virtuais – e-mails e mensagens de aplicativos; microdados de pesquisas domiciliares do IBGE – Censos e Pnads), resultando em sete eixos de análise para reflexões acerca das especificidades do habitus ocupacional dos interlocutores da pesquisa. Os eixos são: (1) a dissociação estrutural e historicamente estabelecida entre fazeres laborais e musicais; (2) a vinculação dos últimos a uma compreensão essencialista do talento; (3) o baixo reconhecimento, no campo musical, do capital cultural em sua forma institucionalizada; (4) a compreensão da música como uma ocupação “de amor”; (5) a informalidade a caracterizar os fazeres laborais dos musicistas; (6) a acentuada flexibilidade que também os particularizam; e (7) as desigualdades legitimadas e espetaculares verificadas em um mercado de trabalho no qual “o vencedor leva tudo”. Conclui-se que elementos simbólicos e objetivos a particularizarem as experiências laborais de musicistas operam, dialeticamente, para a sustentação de uma ocupação com traços exacerbados de informalidade, flexibilidade e desigualdade. Deste modo, a transformação da condição verificada pressupõe o engajamento de diversos atores – com especial atenção aos musicistas – em ações a transcenderem as esferas institucionais, devendo também direcionarem-se aos símbolos histórica e socialmente atribuídos aos fazeres musicais, no intuito de favorecê-los em sua assimilação como práticas laborais.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to contribute to discussions on musical performance as an art of living. Located in the city of Salvador (Brazil), the research field was focused on understanding conflicts inherent to the approximation between dominant values in both, musical and economic spheres, taken in their symbolic and objective dimensions. The processes to support it, mainly qualitative, were based on the convergence of different procedures (participant observation; interviews; historiographical research; quantitative analysis techniques) and sources (field notes, interview transcripts, dialogues and virtual interactions – e-mails and app’s messages; IBGE’s microdata – Censos and Pnads), resulting in seven axes of analysis for reflections about the specificities of the occupational habitus of the research collaborators. The axes are: (1) the structural and historically established dissociation between work and music; (2) the connections of the latter with an essentialist understanding of talent; (3) the low recognition – in the musical field – of cultural capital in its institutionalized form; (4) the understanding of music as an occupation “of love”; (5) the informality that permeates musician’s work; (6) the flexibility that also characterizes their work; (7) the spectacular and legitimate inequalities seen in a “winner-take-all” market. Conclusions are that symbolic and objective elements which distinguish musician’s work experience operate, dialectically, to sustain an occupation with exacerbated traces of informality, flexibility and inequality. Thus, the transformation of the verified condition presupposes the engagement of several actors – with special attention to musicians – in actions that transcend the institutional spheres, musting be addressed to the symbols historically and socially attributed to musical activities, in order to favour them in its assimilation as labour practices.
|
|
8
|
-
MICHELE GIRARDI
-
Arnold Jacobs à luz da Proposta Musicopedagógica CDG: do ensino individual à aprendizagem coletiva de instrumentos de metal.
-
Orientador : HELENA MULLER DE SOUZA NUNES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIANA SANTIAGO DA FONSECA
-
FABRÍCIO DALLA VECCHIA
-
HEINZ KARL NOVAES SCHWEBEL
-
HELENA MULLER DE SOUZA NUNES
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
Data: 29/09/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese, o anseio do pesquisador é buscar possibilidades de diálogo entre universos próprios ao ensino de instrumentos musicais da família dos metais. De um lado, os moldes tradicionais e tutoriais, cujo foco principal do ensino-aprendizagem é a performance instrumental individual, com tudo que implica; do outro, uma abordagem didático-pedagógica, que traz em si uma proposta mais ampla, de inclusão, de participação e de cooperação ao fazer musical, num contexto coletivo. Nesse segundo, há esforço intencional de formar alunos que se tornem sujeitos ativos e reflexivos, ao longo do processo de aprendizagem. Visando a contribuir com ofertas de formação de professor específica à realidade coletiva de ensino, o desenvolvimento dessa investigação é norteado pelo Objetivo Geral de disponibilizar, à comunidade da área, fundamentos teóricos pertinentes a uma Performance de Professor focada no desenvolvimento do virtuoso e, concomitantemente, no fortalecimento do si mesmo do aluno, por meio da prática musical, em contexto coletivo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza Básica com enfoque Qualitativo e Exploratório. O texto apresenta uma divisão em três capítulos, cada um atendendo a um dos Objetivos Específicos, mediante três abordagens metodológicas, a saber: 1) Pesquisa Bibliográfica, apresentando os princípios didático-pedagógicos de Arnold Jacobs, associados ao conceito de Comunidade de Prática, da Teoria da Aprendizagem Situada, em linha com os fundamentos teóricos da Proposta Musicopedagógica CDG; 2) Pesquisa-Ação, com o desenvolvimento de uma experiência prática de formação inspirada no Modelo Teórico CDG, visando a uma Performance de Professor capaz de promover equilíbrio entre habilidades musicais e humanas dos alunos, devidamente integradas à dimensão social da Música; e 3) Análise Textual Discursiva, sustentando o enunciado de princípios teóricos e caminhos pertinentes a um ensino coletivo de instrumentos de metal, que promovam o desenvolvimento integral do aluno, numa perspectiva que associa Arnold Jacobs à Comunidade de Prática, por intermédio da Proposta Musicopedagógica CDG. É à luz do CDG, que os fundamentos teóricos escolhidos como norteadores desta investigação e a análise dos dados reunidos por meio da experiência formativa ministrada conduziram o pesquisador à elaboração de uma arquitetura pedagógica e de aprendizagem, capaz de amparar propostas destinadas à formação, inicial e continuada, presencial e, sobretudo, a distância, de professores dedicados, ou aspirantes, ao Ensino de Música por meio da prática instrumental/musical coletiva. Com isso, espera-se contribuir à afirmação de uma figura ressignificada de professor de instrumento, capaz de conduzir-se, em sala de aula, com foco no desenvolvimento integral do aluno, por intermédio de uma Performance de Professor e de um ensino musical de qualidade e útil para a vida.
-
Mostrar Abstract
-
In this thesis, the researcher wants to find out some opportunities for dialogue between the brass musical instruments’ teaching worlds. On the one hand, the traditional and practical models, whose focus of teaching-learning is the individual instrumental performance with all its implications. On the other hand, a didactic-pedagogical approach, which has a deeper proposal: integration, participation and cooperation in making music within a collective context. In this regard, there is an intentional effort to train the students to become active and thoughtful individuals, throughout the learning process. Aiming at offer to professors a training specific to the collective teaching reality, the development of this research refers to a general objective: making accessible to the community of this area the theoretical foundations of a Teacher Performance focused on both the development of the virtuous and the empowerment of the student's self-consciousness through the musical practice in a collective learning context at the time. It is a basic research with a qualitative and exploratory aim. The work is divided into three chapters, each of which deals with one of the specific objectives through three methodological approaches: 1) Bibliographic Research, presenting the didactic-pedagogical principles of Arnold Jacobs. They are associated to the concept of Community of Practice of the Situated Learning Theory, in line with the CDG’s Music Pedagogical Proposal theoretical foundations; 2) Action Research, with the development of a practical training experience inspired by the CDG’s Theoretical Model, aiming at a Teacher Performance able to promote balance between students' musical and human skills, properly integrated into the social dimension of Music; 3) Discursive Textual Analysis, supporting the statement of theoretical principles and paths relevant to a collective teaching of brass instruments, which promote the student’s overall integral development in a perspective that associates Arnold Jacobs with the Community of Practice through the CDG’s Music Pedagogical Proposal. In the light of the CDG, the theoretical foundations chosen to lead this research, together with a deep analysis of the data gathered through the administered training experience, let the researcher to elaborate a particular pedagogical and learning architecture that represents a groundwork to elaborate training proposals at different stages (initial as well as continued) and mode (in person and, above all, remotely). They would involve teachers already engaged or aspiring to the Music Education through collective instrumental / musical practice. It is expected thereby to contribute to the affirmation of a redesigned figure of a musical instrument’s teacher, able to lead himself in the classroom with a focus on the students ‘overall development, through a Teacher Performance and a high-quality musical teaching useful for life.
|
|
9
|
-
NILTON DA SILVA SOUZA
-
As bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: práticas culturais musicais em contexto.
-
Orientador : PABLO SOTUYO BLANCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
-
BEATRIZ DUARTE PEREIRA DE MAGALHÃES CASTRO
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
MARSHAL GAIOSO PINTO
-
PABLO SOTUYO BLANCO
-
Data: 30/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho teve por objetivo estudar as práticas musicais no contexto das bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano, região localizada próximo a foz do Rio São Francisco, no trecho entre as cidades de Piaçabuçu e Delmiro Gouveia, ao longo da margem alagoana e que envolveu as cidades de Piaçabuçu, Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas e Delmiro Gouveia, cidades onde foi verificada a presença de bandas de música. Especificamente, buscamos compreender o processo de disseminação das bandas, assim como analisar e discutir o contexto histórico e sociocultural das práticas musicais dentro do processo temporal de permanências e mudanças desde o século XIX. A pesquisa que empreendemos foi peculiar por utilizarmos de ferramentas das ciências sociais, como a entrevista, tendo, por questões éticas, que fazer submissão ao Conselho de Ética em Pesquisa, por meio da Plataforma Brasil. No entanto, em outra frente da pesquisa, referente à área de musicologia, pesquisamos arquivos hemerográficos, iconográficos e musicográficos relativos às bandas de música, que somados aos documentos concernentes a oralidade fossem capazes de melhor explicar os fenômenos estudados. Tratou-se de uma pesquisa de nível explicativa que se justifica pela falta de estudos detalhados sobre as bandas de música na região e sobre as práticas culturais musicais, além do compromisso com os preceitos da pesquisa fora das metrópoles brasileiras já que, na sua particularidade, este tipo de investigação pode fornecer dados sobre um Brasil pouco explorado e, consequentemente, pouco compreendido. Recorremos teoricamente aos trabalhos de autores que enfocam as práticas culturais como Chartier, Certeau e Bourdieu, tendo em vista a premissa de Certeau de que as práticas culturais podem perder o seu alcance simbólico pela falta de articulação com as práticas sociais. Metodologicamente, utilizamos dos procedimentos de categorização, inferência, descrição e interpretação dos dados coletados relativos a cada um dos tipos documentais pesquisados, ou seja, orais, iconográficos, musicográficos e hemerográficos. Dessa forma, conseguimos cruzar os dados na pertinente discussão que resultou em informações mais seguras sobre as práticas musicais culturais do Baixo São Francisco Alagoano.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work was to study musical practices in the context of the music bands of Baixo São Francisco Alagoano, a region located near the mouth of the São Francisco River, in the stretch between the cities of Piaçabuçu and Delmiro Gouveia, along the Alagoas bank and which involved the cities of Piaçabuçu, Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas and Delmiro Gouveia, cities where the presence of music bands was verified. Specifically, we seek to understand the process of disseminating the bands, as well as analyzing and discussing the historical and socio-cultural context of musical practices within the temporal process of permanences and changes since the 19th century. The research we undertook was peculiar because we used social science tools, such as the interview, and, for ethical reasons, had to submit to the Research Ethics Council, through the Plataforma Brasil. However, on another front of the research, referring to the area of musicology, we researched hemerographic, iconographic and musicographic archives related to music bands, which added to the documents concerning orality were able to better explain the studied phenomena. This was an explanatory-level research that is justified by the lack of detailed studies on music bands in the region and on cultural musical practices, in addition to the commitment to the precepts of research outside Brazilian metropolises since, in their particularity, this type of investigation can provide data on a little explored and, consequently, little understood Brazil. We theoretically resort to the works of authors that focus on cultural practices such as Chartier, Certeau and Bourdieu, in view of Certeau's premise that cultural practices can lose their symbolic reach due to the lack of articulation with social practices. Methodologically, we use the procedures of categorization, inference, description and interpretation of the collected data related to each of the documented types researched, that is, oral, iconographic, musicographic and hemerographic. In this way, we were able to cross the data in the pertinent discussion that resulted in safer information about the cultural musical practices of the Baixo São Francisco Alagoano.
|
|
10
|
-
AURÉLIO NOGUEIRA DE SOUSA
-
BANDAS MARCIAIS ESCOLARES DE GOIÂNIA: RELAÇÕES COM A VIDA ESTUDANTIL DE SEUS INTEGRANTES
-
Orientador : JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOEL LUIS DA SILVA BARBOSA
-
LELIO EDUARDO ALVES DA SILVA
-
MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
-
MARIA DO ROSÁRIO CORREIA PEREIRA PESTANA
-
SÔNIA MARTA RODRIGUES RAIMUNDO
-
Data: 14/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Apesar de o estado de Goiás ter sido um dos primeiros a implantar a disciplina de música no currículo das escolas de tempo parcial e integral, incluindo as bandas marciais em sua rotina, existe uma carência de estudos que busquem compreender o papel socioeducacional que tais conjuntos musicais podem proporcionar aos alunos dessas escolas. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre atividades de banda e a vida estudantil no ensino fundamental em centros de ensino de período integral (CEPI). A pesquisa faz uso do método qualitativo, com procedimentos descritivos analíticos, para focalizar três bandas escolares de Goiânia, capital de Goiás, além de abordagem quantitativa para avaliar rendimento escolar. O objetivo é compreender as relações entre a atividade destas bandas escolares e a atuação de seus integrantes na escola. Assim, a investigação analisa se a atividade de banda desempenha algum papel relevante, ou mesmo essencial, na vida escolar, familiar e/ou nos rendimentos acadêmicos de seus integrantes. Os procedimentos metodológicos incluem questionários, entrevistas, grupo focal e análise de documentos. O estudo do rendimento escolar é realizado através dos dados estatísticos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos anos de 2015 e 2017, e da análise do boletim de cada integrante dos grupos musicais, considerando os anos de 2015, 2016 e 2017. Os resultados estatísticos apontam que houve uma melhora, porém não significativa. A parte qualitativa da pesquisa se dá com a aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas com professores, coordenadores pedagógicos e familiares, que permitem verificar o comportamento social dos alunos na escola e na família. Em relação aos integrantes das bandas, o estudo apresenta os resultados de três grupos focais, um com cada banda participante, cujo objetivo consistem em averiguar os motivos de sua participação e permanência no conjunto musical para, assim, compreender o tipo de vínculo que eles têm com suas bandas. De maneira geral, os resultados demonstram que houve melhora no comportamento e na relação social dos alunos na escola e na família após o ingresso na banda. Um coordenador pedagógico e disciplinar relata melhora substancial da coordenação motora, da sensibilidade cognitiva, da postura e do respeito ao próximo. Professores de língua portuguesa, matemática e artes relatam que os alunos apresentam crescimento elevado na questão disciplinar e comportamental em sala de aula, demonstrando que o número de problemas junto à coordenação caiu substancialmente período a que se refere a pesquisa. Os dados dos grupos focais demonstram que a atividade de banda desempenha uma importante função na vida social escolar de seus integrantes. Assim, a pesquisa indica que a atividade de banda não resultou rendimento escolar significativo de seus integrantes, porém não atrapalhou neste sentido. Já em relação ao melhoramento do comportamento escolar de seus integrantes, pode-se inferir que há alguma relação significativa entre ele e a atividade de banda, ou seja, entre a promoção de bem-estar social e o fazer musical na vida escolar no ensino fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
In spite of the state of Goiás be the first state of the federation to include music as a curriculum subject, in both part-time and fulltime schools including marching bands, there are very few studies that help to understand the role that these music groups may play in the social and educational developments of the students. This article presents the results of a research which investigated the relationship between the band activities and the student life in the elementary grades. The research focuses on three school bands in Goiânia. It employs the qualitative method, with descriptive and analytical approaches, and the quantitative method to verify the student educational achievements. The main aim of the study is to verify if there is any relationship between the band activities and the student behavior in the school, as well their academic achievements. The statistical findings show that the students achievement got better during their time as band members, but it did not achieve a significant level. The research method includes analysis of documents, interviews, questioners, and focal group. For the academic achievements, it analyses the IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) of 2015 and 2017, and the student grade ́s records, considering the years of 2015, 2016, and 2017. The questioners and interviews are applied with teachers, coordinators, and student families, which allows to verify the social behavior of the students in the school and in the family. With the band ́s members, it is presented three focal groups, one with each band, which try to understand why they joined the band and maintain active in it. The findings demonstrate that the students present a betterment in their social relationship and behavior after have joined the bands. One of the pedagogic coordinators relate that the band students show a significative betterment of body coordination, cognition, behavior and respect to others. Teachers of Portuguese, mathematics and art relate that they have noticed a significant betterment of the band student ́s behavior in their classes. Concluding, the study verifies that the bands activities may not have much relation with the student ́s academic achievements, but they may have significative relations with their social e behavior developments.
|
|
11
|
-
ANTONIO SÉRGIO BRITO DE AMORIM
-
SOMNA TELA: PERSPECTIVAS ETNOMUSICOLÓGICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS COM MÚSICA E TECNOLOGIA NUMA ESCOLA PÚBLICA EM SALVADOR (BA)
-
Orientador : LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
-
ISA BEATRIZ DA CRUZ NEVES LUSTOSA
-
JORGETE MARIA PORTAL LAGO
-
LAILA ANDRESA CAVALCANTE ROSA
-
Data: 17/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese trata da importância do uso da tecnologia em sala de aula a partir dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), tomando como referência a prática musical com crianças do 4º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública municipal em Salvador. Utilizando como metodologia a etnografia participante e a Etnomusicologia engajada (LÜHNING e TUGNY, 2016), feminista e antirracista (ROSA, HORA e SILVA, 2013) e através os aplicativos para a prática da Educação musical. Muitos temas transversais foram necessários para a compreensão desse estudo e dos resultados desse trabalho, como os diálogos sobre interseccionalidade (AKOTIRENE, 2018), raça, gênero, educação pública, diversidade e tecnologia (SANTOS, 2016). É tratado no texto sobre a legislação do uso destas tecnologias em sala de aula, propostas para inserção da Educação móvel e dos benefícios que essas metodologias podem propiciar (UNESCO, 2014). Discorro também através da pratica musical, sobre a importância da infraestrutura tecnológica na educação básica pública e suas consequências no desenvolvimento da educação integral dos alunos e alunas (AMORIM, 2019). Entre os resultados trago o desenvolvimento musical através dos aplicativos em dispositivos móveis, a prática de conjunto, a construção de material audiovisual e o fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos alunos e alunas, muitos exemplos estão acompanhados de um QR code para que o leitor/a possa visitar a mídia. Nas reflexões finais abordo as possibilidades de oportunizar outros olhares para a tecnologia móvel e diversificar os modos da prática educativa na escola.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis deals with the importance of using technology in the classroom from mobile devices (smartphones and tablets), taking as a reference the musical practice with children from the 4th year of elementary school, in a municipal public school in Salvador. Using participatory ethnography and engaged ethnomusicology (LÜHNING and TUGNY, 2016), feminist and anti-racist (ROSA, HORA and SILVA, 2013) as a methodology and through the applications for the practice of musical education. Many transversal themes were necessary to understand this study and the results of this work, such as the dialogues on intersectionality (AKOTIRENE, 2018), race, gender, public education, diversity and technology (SANTOS, 2016). It is dealt with in the text on the legislation on the use of these technologies in the classroom, proposals for the insertion of mobile education and the benefits that these methodologies can provide (UNESCO, 2014). Through the practice of music, I also discuss the importance of technological infrastructure in public basic education and its consequences for the development of comprehensive education for students (AMORIM, 2019). Among the results I bring the musical development through the applications on mobile devices, the joint practice, the construction of audiovisual material and the strengthening of the protagonism and autonomy of the students, many examples are accompanied by a QR code for the reader / can visit the media. In the final reflections, I discuss the possibilities of providing other perspectives for mobile technology and diversifying the ways of educational practice at school.
|
|
12
|
-
MARCOS DOS SANTOS SANTOS
-
PERSPECTIVAS ETNOMUSICOLÓGICAS SOBRE BATUQUE: RACIALIZAÇÃO SONORA E RESSIGNIFICAÇÕES EM DIÁSPORA.
-
Orientador : ANGELA ELISABETH LUHNING
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANGELA ELISABETH LUHNING
-
EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA
-
EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
-
KATHARINA DORING
-
TIGANA SANTANA NEVES SANTOS
-
Data: 18/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo investigar o termo batuque a partir de uma abordagem etnomusicológica fundada em metodologia decolonial. Defendendo a tese de que batuque atuou enquanto um dispositivo de racialização sonora perante as musicalidades e gestualidades negras no Brasil, busca-se aqui compreender os processos de surgimento, atuação, continuidades e ressignificações deste dispositivo na esfera da vida social de determinadas populações negras, cuja alcunha batuqueiro/batuqueira lhes atravessam desde o fluxo passado-presente. Compreendendo dispositivo desde uma perspectiva filosófica, através de seus cinco capítulos este trabalho buscou mapear os atravessamentos histórico, sociológico, etnográfico e filosófico- musicais aos quais butuque se faz presente de maneira fundante, analisando desde essas esferas tanto o lugar racializado o qual se imprimiu às sonoridades negras, assim como também se discutem as ressignificações em torno deste dispositivo engendradas pelo povo preto em diáspora.
-
Mostrar Abstract
-
This work aimed to investigate the term batuque from an ethnomusicological approach based on decolonial methodology. Defending the thesis that batuque acted as a device to sound racialization in the face of black musicalities and gestures in Brazil, we sought to understand the processes of emergence, performance, continuities and ressignifications of this device in the sphere of social life of certain black populations, whose nickname batuqueiro/batuqueira crosses them from the past-present flow. Understanding device from a philosophical perspective, through its five chapter this work sought to map the historical, sociological, ethnographic and philosophical-musical crossings to wich batuque was present in a fundamental way, analyzing from these spheres both the racialized place wich was black sounds, as well as the resignifications engendered by the black people in diaspora around this device are also discussed.
|
|