As filarmônicas de cordas: proposta de uma iniciação coletiva de cordas para iniciantes, inspirada nas práticas das filarmônicas da Bahia
Ensino coletivo. Ensino de cordas. Iniciação. Filarmônicas baianas.
Este trabalho, uma pesquisa qualitativa e um estudo de caso, trata da experimentação de uma proposta de iniciação coletiva em instrumentos de cordas friccionadas, inspirada no ensino das filarmônicas baianas e seus mestres. O objetivo foi apurar quais resultados poderiam ser obtidos com a formatação e aplicação de uma prática de iniciação coletiva de cordas que tivesse as filarmônicas baianas como inspiração para a sua estrutura e características principais. Gerando assim uma proposta de ensino que neste trabalho é chamado de “filarmônica de cordas” e um perfil de professor chamado de “mestre de orquestra”. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica e entrevista com especialistas a fim de se definir quais elementos dos ensinos das filarmônicas eram comuns e preponderantes à maioria dessas formações, definindo-se assim as características de seu ensino. Em seguida, o autor, através da análise de tratados, livros, métodos, matérias didáticos, trabalhos acadêmicos e sua própria experiência como professor, definiu quais e como essas características pedagógicas das filarmônicas eram aplicáveis no universo do ensino das cordas. Depois, o ensino foi aplicado no contexto da Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde foram gerados dados através de gravações, formulários semiestruturados e anotações. Esses dados permitiram a melhor compreensão dos resultados obtidos a fim de se determinar a eficiência do ensino. Essa pesquisa gerou um trabalho de seis capítulos: revisão da literatura, fundamentação teórica, a proposta de ensino, metodologia, coleta e interpretação dos dados e perspectivas do ensino. Esses capítulos descrevem todo o processo da pesquisa, assim como seus resultados e seus possíveis desdobramentos. A pesquisa concluiu que o ensino proposto e experimentado, no contexto em que foi aplicado, apresentou resultados muito positivos tanto no campo técnico, como no musical e pedagógico. Tendo boa aprovação não só dos alunos, mas também dos professores convidados a avaliarem o ensino. Revelando assim grande potencial e possibilidade de desdobramentos positivos no campo do ensino coletivo de cordas.