PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: PATRICIA GUERRA JUNQUEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA GUERRA JUNQUEIRA SANTOS
DATA : 22/03/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Remoto, Zoom
TÍTULO:

O conhecimento indígena, campesino e local e sua importância na conservação em planos de manejo: Uma revisão sistemática.


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimentos indígenas; conhecimentos campesinos; conhecimentos locais; ecologia da conservação; biologia da conservação; transdiciplinaridade; planos de manejo e conservação


PÁGINAS: 64
RESUMO:

O papel do conhecimento indígena, campesino e local (IPLK), do inglês Indigenous, Peasant and Local Knowledge, na construção de entendimentos e práticas que visam uma maior sustentabilidade nas relações humano-natureza, tem sido amplamente reconhecido. Dessa maneira, estudos e projetos nos campos da ecologia e conservação têm cada vez mais levado em consideração esses conhecimentos. Isso implica o estabelecimento de processos transdisciplinares que reconheça e mobilize a expertise de comunidades indígenas, campesinas e locais, buscando desenvolver  melhores respostas às questões sócio-ecológicas e tendo ofertado devida atenção para questões relativas à desigualdade nas posições de poder dos detentores de diferentes conhecimentos. Comunidades índigenas, campesinas e locais acumulam, ao longo das gerações, um conjunto amplo de conhecimentos acerca do funcionamento dos ecossistemas, de plantas e animais que compõem as comunidades bióticas com as quais interagem, entre outros aspectos, sistematizando esses conhecimentos em seus sistemas de crenças, em seus mitos e em sua cosmovisão. Há, no entanto, diferentes maneiras de envolver o IPKL em projetos de conservação, existindo controvérsias a seu respeito. Uma das críticas diz respeito, por exemplo, a propostas de integração de IPKL ao conhecimento acadêmico, que frequentemente distribuem desigualmente o poder nas propostas de integração, colocando-o sobretudo nas mãos dos acadêmicos, o que pode resultar em reconhecimento e integração de IPKL apenas na medida em que pareça útil para os acadêmicos. Isso leva a uma atenção exclusiva ou preferencial sobre aqueles aspectos do IPKL que são compatíveis com pressupostos ontológicos, epistemológicos e valores presentes nas ciências acadêmicas. Minerando parcelas de IPKL separadas de sua integridade para que sejam adicionadas – como se fossem dados adicionais – ao repertório de conhecimentos da academia. Dessa maneira, é importante sistematizar diferentes modelos propostos para o trabalho transdisciplinar no campo da ecologia e conservação que mobilize o IPKL, como contribuições à proposição de modelos que sejam mais dialógicos. Sendo assim, uma revisão sistemática sobre os temas abordados neste resumo, foi realizada, a partir da seguinte pergunta norteadora: “quais as atitudes assumidas por ecólogos e biólogos da conservação ao envolverem os conhecimentos ecológicos de comunidades indígenas, campesinas e locais em projetos transdisciplinares de conservação e manejo ambiental?”  Abordando os diversos planejamentos estratégicos e  participativos, que envolvem  os tipos de conceitos de todas as partes envolvidas, sejam estes membros da comunidade tradicional, local ou indigena, ou novos e antigos pesquisadores, a ponto de moldar e mudar certos comportamentos e atitudes ao longo do tempo. O acréscimo do conhecimento índigena, campesino e local ainda procura um espaço que imponha devidos limites de prática ou ação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1095735 - BLANDINA FELIPE VIANA
Interno - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Externo à Instituição - IRLAN VON LISINGEN - UFSC
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 15:12
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