PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: DIEGO FERNANDES MIRANDA

DISCENTE : DIEGO FERNANDES MIRANDA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/kdo-ieap-iyt

ESTADO DA ARTE E NOVAS DIREÇÕES PARA O ESTUDO DE PARASITAS DE ANFÍBIOS BRASILEIROS

Amphibia; Quitrídio, Doença; Hospedeiro; Patógeno; Brasil

Enquanto alguns parasitas são velhos conhecidos que causam doenças infecciosas emergentes em seus hospedeiros, outros são praticamente desconhecidos. As informações sobre esses organismos são muitas vezes cruciais para a conservação, especialmente quando os hospedeiros estão ameaçados, como a maioria dos anfíbios tropicais. O Brasil é um país megadiverso com biodiversidade pouco conhecida e ecossistemas que enfrentam ameaças antrópicas. Nesta revisão sistemática, coletamos dados para apresentar o conhecimento atual sobre parasitas de anfíbios no Brasil, a fim de informar ações de conservação e orientar estudos futuros. Compilamos uma lista de parasitas que foram descritos em hospedeiros anfíbios no Brasil, o status de ameaça dos hospedeiros e a localização e época dos estudos. Encontramos 231 publicações relevantes publicadas desde 1925 sobre 165 espécies de parasitas em 286 hospedeiros anfíbios. Batrachochytrium dendrobatidis foi a espécie parasitária mais estudada, enquanto os helmintos foram o grupo mais diverso infectando anfíbios. A maioria dos parasitas foi descrita da Mata Atlântica, com lacunas de conhecimento em outros biomas. Batrachochytrium dendrobatidis e Ranavirus foram os mais mencionados no que diz respeito às preocupações de conservação. Considerando as 1220 espécies de anfíbios descritas para o Brasil e apenas 165 táxons de parasitos relacionados a eles, sugerimos que nosso conhecimento sobre parasitos de anfíbios no Brasil ainda é incipiente.

Presidente - 310.621.498-82 - LUCAS RODRIGUEZ FORTI - UFBA
Externo à Instituição - REINALDO JOSÉ DA SILVA - UNESP