PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE REIS DE BARROS E AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE REIS DE BARROS E AZEVEDO
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual

Uma revisão sobre as interações entre mangues e marismas: competição ou facilitação no antropoceno?

Interações entre palntas, facilitação, competição, habitats costeiros, mudanças na vegetação, manejo costeiro

Manguezais e marismas são dois dos habitats costeiros mais relevantes para o homem. Esses ecossistemas costeiros oferecem vários serviços como proteção costeira, mitigação do clima e servem como habitat de berçário para muitos peixes explorados artesanalmente e comercialmente. Manguezais e sapais ocorrem em diferentes faixas latitudinais com pouca sobreposição, portanto, muitos estudos se concentram exclusivamente em um deles e poucos nas interações ecológicas entre eles e como se relacionam com as mudanças climáticas. Aqui, revisamos o conhecimento científico atual sobre as interações ecológicas entre marismas e manguezais. Uma pesquisa foi realizada nas plataformas Science Direct e Web of Science. Selecionamos 1.319 artigos de 1945 a 2020 e selecionamos 25 que avaliaram as interações ecológicas entre sapais e manguezais. A maioria dos estudos foi sobre a invasão de manguezais no Golfo do México devido à mudança climática. Vários artigos mostraram maior retenção, estabelecimento e sobrevivência de propágulos de mangue dentro de marismas, ou seja, facilitação, do que em locais sem vegetatação. Eles também mostraram um maior efeito da marisma herbáceo em comparação com as espécies suculentas de marisma. No entanto, os artigos que avaliaram mudas, mudas ou árvores encontraram principalmente competição entre manguezais e marismas, com um efeito negativo no crescimento dos manguezais. Em geral, na ausência de temperaturas extremamente baixas, os manguezais provavelmente serão facilitados e superarão os marismas. Nossa revisão mostrou que as interações das plantas desempenham um papel importante na transição manguezal-marisma, como a invasão de manguezais induzida pelas mudanças climáticas em marismas. Além disso, a facilitação de propágulos por marismas deve ser considerada em projetos de restauração de manguezais. Os estudos futuros devem se concentrar em regiões dominadas por manguezais (por exemplo, sistemas tropicais), onde as mudanças no pântano salgado e as interações dos manguezais devido à elevação do nível do mar e mudanças costeiras são virtualmente desconhecidas.

Presidente - 1522389 - FRANCISCO CARLOS ROCHA DE BARROS JUNIOR
Externo à Instituição - PAULO LANA - UFPR