PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: LORENA ARAÚJO PEIXOTO CORREIA

DISCENTE : LORENA ARAÚJO PEIXOTO CORREIA
DATA : 24/11/2021

AVALIAÇÃO DA ATRATIVIDADE DE TRÊS ESPÉCIES DE

MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE)

AOS COMPOSTOS VOLÁTEIS DE PLANTAS HOSPEDEIRAS E PRODUTOS COMERCIAIS

cairomônio, moscas-das-frutas, atrativo, eletroantenografia, SPME.

As moscas-das-frutas estão entre os mais importantes insetos-praga da fruticultura mundial, devido as perdas econômicas ocasionadas pela oviposição realizada pelas fêmeas no fruto hospedeiro, tornando-o inviável para o consumo e comercialização.  A Ceratitis capitata, a Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua são as espécies de maior importância econômica para o Brasil.  Para o monitoramento desses insetos são aplicadas armadilhas contendo atrativos, que podem estar associados a iscas tóxicas. O controle dessas moscas é realizado com o uso de produtos fitossanitários que possuem elevada toxicidade e período de carência, além de gerarem risco de contaminação ambiental e humana. Atualmente as altas taxas de resíduos de agrotóxicos estão entre os fatores limitantes à livre exportação de frutos, juntamente com a infestação destes por moscas-das-frutas. Assim, o controle comportamental com uso de semioquímicos vem sendo uma das mais promissoras alternativas para monitorar e suprimir esses insetos no campo. Esses compostos possuem as vantagens de serem atóxicos, espécie-específicos, ecologicamente aceitáveis e utilizados em pequenas quantidades. Esse trabalho teve como objetivo identificar compostos voláteis do fruto de amendoeira e de extrato e essência de uva que possam atuar como atrativos para três espécies de moscas-das-frutas. Os insetos utilizados nos experimentos são provenientes da criação mantida no Laboratório de Ecologia Comportamental de Insetos - LECI, seguindo as diretrizes da FAO/IAEA. O extrato da amendoeira-da-praia foi obtido por aeração dos frutos maduros durante 24hs e posterior eluição do adsorvente com hexano grau HPLC, seguido por concentração da amostra por fluxo de nitrogênio e análise por GC-MS e bioensaio de GC-EAD. A extração de voláteis dos produtos comerciais foi realizada por SPME, seguida de análise por GC-MS. O biensaio de atratividade desses compostos foi realizado em arenas. Os dados foram analisados por GLMM no software Rstudio. A caracterização de compostos voláteis resultou na identificação de 72 compostos presentes no extrato do fruto maduro da amendoeira, 45 compostos no extrato glicólico de uva e 13 na essência de uva. O bioensaio de eletroantenografia revelou 5 compostos do extrato da amendoeira que licitaram resposta para fêmeas de A. obliqua e 4 para fêmeas de C. capitata. Não houve resultados conclusivos nesse bioensaio quanto a espécie A. fraterculus. Os compostos ativos foram identificados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (GC-MS). O 1-hexanol, 1-octen-3-ol, hexanoato de etila, acetato de neril e geranil acetona foram ativos para A. obliqua. Para C. capitata os seguintes compostos geraram resposta ativa, 1-penten-3-ol, isoprenol, 2-buten-1-ol-2-methyl e  prenol. O teste de atratividade realizado em arenas com extrato glicólico e essência de uva indicaram que o extrato glicólico de uva possui potencial de atratividade para machos e fêmeas, virgens e copulados de A. fraterculus, valor de p <0,05. A essência de uva não obteve diferença significativa na captura desses insetos. Esses resultados indicam que existe uma identificação das fêmeas a compostos específicos, que podem contribuir para aplicação de semioquímicos no monitoramento e controle dessas pragas no campo.

Presidente - 1228289 - IARA SORDI JOACHIM BRAVO
Externa à Instituição - KELLY BARBOSA DA SILVA