PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: MIRELLA MEDEIROS CARVALHO

DISCENTE : MIRELLA MEDEIROS CARVALHO
DATA : 28/05/2021
LOCAL: Remoto, Google Meet

Construtos do comportamento associados à adoção de práticas agrícolas no plantio de café da Chapada Diamantina-BA

Polinização, Teoria do Comportamento Planejado, Psicologia Social, Ecologia

O decréscimo da biodiversidade dos principais polinizadores tem se mostrado preocupante para a segurança alimentar e o bem-estar humano por afetar diretamente a produção agrícola a partir da diminuição da estabilidade e resiliência das lavouras e áreas nativas em seu entorno. Essas consequências ocorrem, principalmente pela maioria das causas estarem ligadas ao desenvolvimento econômico, por exemplo, devido à expansão de áreas agrícolas, ao desmatamento e ao uso de agroquímicos nas extensas áreas de monocultura. Para solucionar esse problema, abordagens de manejo baseadas na conservação do serviço ecossistêmico da polinização estão sendo produzidas na academia. No entanto, apesar das contribuições ecológicas em relação à gestão de recursos ambientais localmente situados, estas abordagens mostram-se ineficientes na tomada de decisão, pois não dialogam com o que é importante e relevante para os atores sociais envolvidos. Situadas nesta lacuna em relação à tomada de decisão, abordagens comportamentais tendem a complementar essas abordagens ecológicas convencionais ao se debruçar sobre a compreensão do comportamento favorável à conservação dos atores sociais. Como complementação a essas abordagens, os métodos qualitativos fornecem uma compreensão diversa da complexidade do comportamento favorável à conservação dos agricultores e dos atores sociais, buscando uma compreensão robusta do comportamento e dos seus determinantes, levando em consideração as especificidades do contexto e podendo levantar questões que o pesquisador pode não ter levado em consideração por estar fora do contexto. No entanto, para pesquisas no campo da Ecologia, mais especificamente em relação às práticas que impactam a biodiversidade dos principais polinizadores, abordagens comportamentais de cunho qualitativo ainda são escassas. Nesse sentido, este trabalho buscou investigar, numa abordagem qualitativa, a relação dos construtos comportamentais com a intenção de agricultores e técnicos agrícolas envolvidos na produção de café da Chapada Diamantina, na Bahia, Brasil, de aplicar e promover formas de manejo do plantio com práticas de alto impacto e práticas agrícolas de baixo impacto à biodiversidade e ao serviço ecossistêmico da polinização. Foram realizadas entrevista semi-estruturadas on-line para investigar crenças associadas aos construtos comportamentais da atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido de cinco agricultores e dez técnicos agrícolas, segundo a Teoria do Comportamento Planejado de Icek Ajzen (TCP) da psicologia social. A partir das respostas, foi feita uma análise temática, utilizando como temas os construtos comportamentais da TCP. Para identificar a relevância de cada construto, o número de presença das categorias foi contabilizado para cada tipo de estratégia de manejo, sendo consideradas as categorias de forte relação aquelas que obtiveram 75% ou mais de citações nas respostas. Segundo os resultados, a Atitude, a Norma Subjetiva e o Controle Comportamental Percebido estão relacionados com as intenções de técnicos e agricultores de utilizar práticas de alto impacto e baixo impacto para o controle de pragas, doenças e manejo de ervas espontâneas. De acordo com as análises, concluímos que as principais influências no comportamento dos grupos entrevistados resultam da Atitude e da Norma Subjetiva, mostrando que a Intenção comportamental dos grupos entrevistados está associada a como eles avaliam as práticas e às influências sociais a que estão sujeitos. Os resultados encontrados neste estudo servirão como subsídios para uma pesquisa em andamento, a qual visa aumentar a disposição dos agricultores da Chapada Diamantina para adotar práticas agrícolas de baixo impacto à biodiversidade.

Presidente - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Interno(a) - 3062840 - BRUNO VILELA DE MORAES E SILVA