PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: TÉRCIO DA SILVA MELO

DISCENTE : TÉRCIO DA SILVA MELO
DATA : 12/04/2021
LOCAL: Salvador

Contribuições das áreas verdes urbanas para a conservação da biodiversidade: estudos de casos na cidade de Salvador

Formicinae; Gradiente de urbanização; Zoneamento ambiental; Gestão ambiental; Planejamento urbano; Árvore; Galho; Resíduos Sólidos; Taxa indicador; ‘Resolução intermediária’; Fragmento florestal

No Brasil, as áreas verdes são negligenciadas do ponto vista ambiental, estando a relevância desses locais geralmente relacionadas aos interesses econômicos e sociais. Contudo, este tipo de habitat tem demonstrado grande valor na conservação da biodiversidade nas cidades. Assim, o objetivo desta tese é de discutir a importância das áreas verdes urbanas na conservação e como as características desse habitat podem influenciar a biodiversidade, utilizando a cidade de Salvador e a mirmecofauna como modelos de estudo. No meio urbano brasileiro, as formigas já foram amostradas em diferentes tipos de habitats (incluindo ambientes construídos), contudo a maior parte dos estudos foram realizados em áreas verdes, apontando esse tipo de ambiente como importante para manutenção da fauna nativa. Dentre as cidades brasileiras, atualmente Salvador é o município com maior riqueza conhecida de formigas para o país, com 198 espécies. Em especial, a mirmecofauna de solo sofreu influência positiva da proporção de áreas verdes na paisagem urbana, padrão não apresentado pelas espécies arborícolas. Contudo as formigas arbóreas responderam a influência da estratificação vertical (altura das árvores) nas áreas verdes, enquanto as espécies de solo responderam à disponibilidade de locais de nidificação nesses ambientes. Com base nos resultados obtidos neste estudo, além de ser considerada boa indicadora das condições ambientais, quando identificadas ao nível de espécie, a mirmecofauna também apresentou respostas ecológicas à urbanização quando identificada a níveis taxonômicos superiores, permitindo que estudos sejam realizados de modo a gerar economia monetária e de tempo. Assim, amirmecofauna demonstram ser um bom modelo biológico, para estudos que visam avaliar o efeito da urbanização na biodiversidade. Por fim, o conjunto de informações apresentadas nesta tese contribui com o conhecimento sobre a relevância das áreas verdes para a conservação ambiental, onde destacamos como conhecimentos sobre ecologia pode auxiliar na gestão e formulação de leis que promovam o equilíbrio entre o interesse econômico, social e ambiental nas cidades.

Presidente - 417.770.855-00 - JACQUES HUBERT CHARLES DELABIE - UPMC
Interno(a) - 1720684 - FAVIZIA FREITAS DE OLIVEIRA