PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: DANIEL GONÇALVES SOUZA

DISCENTE : DANIEL GONÇALVES SOUZA
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Instituto de Biologia - UFBA - Salvador, BA

EFETIVIDADE DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E TERRAS INDÍGENAS DO BRASIL EM CONTER A PERDA DE VEGETAÇÃO NATURAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSERVAÇÃO

Perda de habitat; Conversão de Habitat, Vegetação natural, Leakage, Spillover; Matching

A conservação da biodiversidade e de todos os benefícios advindos da integralidade da natureza é um valor central para as sociedades do mundo. No Brasil, considerando as unidades de conservação e as terras indígenas, mais de 2,5 milhões de km² do território são designados como áreas protegidas (APs). No entanto, estudos que avaliam a efetividade da rede de APs no Brasil em proteger a biodiversidade são limitados, a despeito da importância global do país para a conservação. No presente estudo, nós usamos uma abordagem contrafactual para testar a efetividade da rede de proteção brasileira de 1.082 APs terrestres em evitar a destruição da vegetação natural entre 1985 e 2018. Além disso, testamos o efeito das APs nas vegetação de suas zonas de amortecimento. Constatamos que cerca de 85,3% das APs são mais eficazes do que as áreas não protegidas e, em média, a razão entre para cada km dea quantidade de vegetação perdida nas APs, 5 km são perdidose aquela perdida em  em áreas não protegidas semelhantes é de 1:5. Entre os biomas, a Amazônia tem as APs mais efetivas, embora algumas das APs menos eficazes também estejam localizadas ali. As terras indígenas aparecem como a categoria mais eficaz de APs. Além disso, a efetividade está positivamente correlacionada com o tamanho, mas negativamente correlacionada com o ano de designação. Também descobrimos que geralmente o efeito positivo dos APs se estende além das suas fronteiras oficiais. Como consequência da presença de APs, mais de 10.000 km² de vegetação natural foram poupados de conversão e anualmente mais de 9 Tg de carbono deixaram de ser emitidos para a atmosfera. Mostramos aqui que as APs desempenham um papel estratégico no Brasil e no mundo ao proteger efetivamente a vegetação natural e, consequentemente, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, contribuindo para o bem-estar das pessoas no mundo.

Presidente - 1576452 - RICARDO DOBROVOLSKI
Externo(a) à Instituição - LUIS MAURICIO BINI - UFG