PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: LOREANE DIAS ALVES

DISCENTE : LOREANE DIAS ALVES
DATA : 15/12/2020
LOCAL: Instituto de Biologia (Ambiente Virtual)

DINÂMICA TRÓFICA DA COMUNIDADE PLANCTÔNICA SOB O EFEITO DA RESSURGÊNCIA COSTEIRA NA PLATAFORMA CONTINENTAL DE SALVADOR

Ressurgência, Plâncton, Dinâmica Trófica, Redes Complexas, Rede Alimentar

Em trabalhos realizados na plataforma continental e entrada da Baía de Todos os Santos (BTS) em Salvador foram registrados eventos de ressurgência costeira. Contudo, ainda não há estudos que investiguem o efeito desse evento sobre a biota local. Para preencher essa lacuna e descobrir se esse evento oceanográfico tem efeito sobre a dinâmica trófica do plâncton, montamos 14 redes complexas alimentares da comunidade planctônica na entrada da BTS. As redes alimentares compreendem 147 a 371 espécies e 6.840 a 46.362 interações alimentares. Os elos alimentares foram estabelecidos através de dados apresentados na literatura. Identificamos 916 morfotipos distribuídos em 21 filos (4 da comunidade fitoplanctônica e 17 da zooplanctônica), 31 classes, 17 ordens 124 famílias e 130 gêneros (zooplâncton e dinoflagelados). Descobrimos que as redes alimentares do plâncton são caracterizadas pela alta diversidade e pela grande quantidade de espécies omnívoras e canibais. Além disso, descobrimos que somente a salinidade mostrou maior relação significativa com as seguintes propriedades de rede: vértices (diversidade), arestas e grau médio. Observamos também que as maiores abundâncias de espécies autotróficas, carnívoras e canibais, estavam associadas aos menores valores de temperatura e as espécies mixotróficas associadas aos maiores valores de salinidade. Nossos resultados apontam que o processo de ressurgência tem efeito em algumas propriedades da rede alimentar e os fatores ambientais que descrevem esse evento oceanográfico influenciam de forma significativa nos padrões de organização e composição da rede local. Os padrões observados sugerem uma grande participação do elo microbiano na dinâmica e transporte de energia dessa rede, participação essa ligada as diferenças oceanográficas observadas. O uso da temperatura e salinidade como proxy da ressurgência costeira é apenas o primeiro passo na tentativa de explorar todos os mecanismos relacionados a esse evento oceanográfico, que influenciam na estruturação da rede trófica estudada. Os resultados apresentados neste estudo apresentam um passo importante para uma melhor compreensão da estrutura da comunidade desse ecossistema de ressurgência.

Interno - 3062840 - BRUNO VILELA DE MORAES E SILVA
Presidente - 1475171 - DORIEDSON FERREIRA GOMES