PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: AMANA SILVA CORDEIRO DE ALMEIDA

DISCENTE : AMANA SILVA CORDEIRO DE ALMEIDA
DATA : 18/12/2020
LOCAL: Instituto de Biologia (virtual)

Metacomunidade fitoplanctônica na Baía de Camamu, Bahia, Brasil

Fitoplâncton, Elementos de Estrutura de Metacomunidades, Partição de variância, Estuário

A teoria de metacomunidade surgiu com o interesse em investigar como os processos locais e regionais interagem na estrutura da comunidade e a importância dos fatores ambientais e espaciais na determinação dessa estrutura. No entanto, este foco não tem sido abordado em regiões estuarinas tropicais para as comunidades fitoplanctônicas, formadas pelo principal grupo de produtores primários dos ecossistemas aquáticos. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo investigar como os filtros ambientais e preditores espaciais influenciam a estrutura da metacomunidade fitoplanctônica dos sistemas lóticos que desaguam na Baía de Camamu. Para tal, utilizamos duas abordagens complementares, uma baseada nos mecanismos através de análises de redundâncias parciais (pRDA) e outra baseada nos padrões com aplicação de um teste hierárquico denominado Elementos de Estrutura de Metacomunidades (EEM). As amostragens foram realizadas em abril e outubro de 2013, contemplando assim um período seco e um chuvoso. A distribuição dos dez pontos de coleta nos rios Maraú, Orojó e Serinhaém ocorreu ao longo do gradiente de salinidade, onde foram coletadas amostras qualitativas e quantitativas do fitoplâncton; amostras de água para análise de nutrientes: silicato, fosfato, nitrato, amônia e nitrogênio total; e foram medidos parâmetros físico-químicos: pH, oxigênio dissolvido (OD), salinidade, temperatura e sólidos totais dissolvidos (STD). As análises indicaram três padrões de metacomunidade: Gleasoniano, Clementsiano e Quase-aninhado, com mudança no padrão entre os períodos seco e chuvoso. Apenas o rio Maraú exibiu o padrão Gleasoniano nos dois períodos. Quanto aos mecanismos, houve predominância de variação total explicada pela influência compartilhada de preditores ambientais e espaciais. Dessa forma, podemos concluir que mudanças nos padrões de chuva podem interferir nas estruturas das comunidades fitoplanctônicas em ambientes estuarinos tropicais, porém tanto as variáveis espaciais quanto as ambientais serão importantes na estruturação dessas comunidades.

Presidente - 1475171 - DORIEDSON FERREIRA GOMES
Externo à Instituição - JEFERSON GABRIEL DA ENCARNAÇÃO COUTINHO