PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: FABIANA OLIVEIRA DE AMORIM

DISCENTE : FABIANA OLIVEIRA DE AMORIM
DATA : 31/05/2019
LOCAL: PAF I, Sala 121 - UFBA

Batrachochytrium dendrobatidis (Fungi: Chytridiomycota) em anfíbios no estado da Bahia, Brasil: distribuição e relação com o ambiente.

Anuros, Declínio de populações, Doença infecciosa emergente, Extinção Quitridiomicose.

Os anfíbios são considerados os vertebrados mais ameaçados. Entre as principais causas estão a fragmentação de habitats e mudanças climáticas. No entanto, outros fatores têm sido associados aos declínios. As doenças infecciosas são consideradas ameaças importantes aos anfíbios, em especial a quitridiomicose provocada pelo fungo Batrachochytrium dendrobatidis (Bd).  Entretanto, a distribuição deste fungo na região neotropical ainda é pouco conhecida. No Brasil, seus registros de ocorrência são restritos a algumas regiões, sendo a maioria deles na Mata Atlântica. Nós investigamos a ocorrência de Bd em espécies de anfíbios anuros dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado no estado da Bahia. Apresentamos uma análise atualizada da distribuição do Bd no estado, e avaliamos as variáveis ambientais relacionadas à sua ocorrência, através do modelo de Regressão Logística. Utilizamos dois métodos para identificação do fungo, o histológico e o molecular (qPCR). Através do método histológico, analisamos 190 amostras de pele de 85 espécies de anuros preservados em coleções científicas. Através da técnica molecular, analisamos o material extraído da epiderme de 245 espécimes de anfíbios coletados em ambientes naturais. Um total de 104 espécies de anfíbios foi analisado. Visando prever o padrão de distribuição do Bd no estado da Bahia, realizamos a modelagem de distribuição potencial (MDP) da espécie. Utilizamos o algoritmo MaxEnt 3.4.1 para gerar o modelo, com base nos registros do Bd para o estado da Bahia. Registramos 50 casos da infecção, em 30 espécies de anfíbios. Dos casos positivos, 72% foram na Mata Atlântica. Sete espécies foram registradas pela primeira vez com a infecção. Estendemos a distribuição do Bd em aproximadamente 276 km a oeste e 210 km a norte na Mata Atlântica do estado. O número de espécies infectadas foi positivamente correlacionado (R=0,98; p<0,001) com a riqueza de espécies de anuros por família. As variáveis que interferiram na ocorrência do Bd foram precipitação média anual, sazonalidade da precipitação, sazonalidade da temperatura e amplitude térmica anual. O MDP apresentou alta performance preditiva, e previsão de ampla área de ocorrência do fungo no litoral da Bahia, com pontos na região centro-sul do estado. As variáveis que mais influenciaram no modelo foram Precipitação do trimestre mais seco (56,3%), Temperatura mínima do mês mais frio (17,4%) e Precipitação do trimestre mais quente (14,5%). Mais de 50% da área prevista é constituída por áreas prioritárias para conservação e 20% de Unidades de Conservação (UC). Cerca de 80% das UC’s inseridas na área prevista possuem adequabilidade ambiental alta (≥0,7) para Bd. Reforçamos a hipótese de que Bd está difundido na Mata Atlântica e sugerimos sua disseminação nos demais biomas do estado. Esforços de conservação devem envolver estudos de longo prazo, que forneçam informações sobre a dinâmica da infecção, sua relação com o hospedeiro e efeitos sobre as populações de anfíbios. Portanto, sugerimos o monitoramento das comunidades de anfíbios dessas áreas, visando a minimizar as consequências provenientes da infecção.

Presidente - 007.104.978-90 - FLORA ACUNA JUNCA - USP
Interno - 1658906 - ADRIANA OLIVEIRA MEDEIROS