PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: FÁBIO LUIS GALVÃO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO LUIS GALVÃO DA SILVA
DATA : 18/06/2020
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Efeito da Temperatura no ciclo de vida de Anastrepha fraterculus e Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae) em seus hospedeiros preferenciais.


PALAVRAS-CHAVES:

moscas-das-frutas, temperatura, desenvolvimento, mudança climática, planta hospedeira.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) e Anastrepha obliqua (Macquart) configuram-se como umas das principais pragas da fruticultura mundial, causando danos econômicos e barreiras quarentenárias. Em cenário de mudanças climáticas, possíveis alterações no desenvolvimento desses insetos podem influenciar a sua distribuição e, consequentemente, o seu potencial de dano. Nosso trabalho avaliou o efeito de diferentes temperaturas no tempo e na taxa de desenvolvimento de A. fraterculus e A. obliqua em dois hospedeiros preferenciais, respectivamente. O tempo de desenvolvimento foi inversamente proporcional a temperatura, para ambas as espécies. A taxa de desenvolvimento diferiu entre as temperaturas e entre as espécies. A. fraterculus apresenta maior taxa de sobrevivência do estágio de ovo em 30ºC (69%), enquanto A. obliqua apresenta maior taxa entre 20º e 30ºC (70% e 72%). As taxas de sobrevivência do estágio de larva foram maiores em 25ºC, para ambas as espécies. Contudo, A. fraterculus sofreu redução em 15ºC (264 pupas), enquanto A. obliqua sofreu redução da sobrevivência em 30ºC (142 pupas). A sobrevivência do estágio de pupa foi maior em 20º e 25ºC para ambas as espécies. Contudo, A. fraterculus sofre redução da sobrevivência desse estágio quando expostas em 30ºC (33 adultos), enquanto A. obliqua reduz em 15ºC (49 adultos). O tempo de desenvolvimento até adulto para ambas as espécies é menor em (±25 dias) em temperaturas de 25º e 30ºC. Os resultados sugerem que A. fraterculus e A. obliqua desenvolvem-se melhor em regiões de clima tropical e subtropical, de modo que, um aumento da temperatura nessas regiões pode causar uma redução da população desses insetos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228289 - IARA SORDI JOACHIM BRAVO
Externo à Instituição - CARLOS ALFREDO LOPES DE CARVALHO - UFRB
Externo à Instituição - MARILENE FANCELLI
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 14:27
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA