PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: GABRIEL SOEIRO ALEXANDRINO OLIVEIRA

DISCENTE : GABRIEL SOEIRO ALEXANDRINO OLIVEIRA
DATA : 15/01/2020
LOCAL: Instituto de Biologia - Universidade Federal da Bahia

Seleção de habitat baseada em pistas quimiossensoriais em filhotes de tartarugas cabeçudas (Caretta caretta Linnaeus, 1758)

tartarugas-marinhas, quimiorrecepção, seleção de habitat, conservação, poluição

Após eclodirem em ambiente terrestre, as tartarugas marinhas precisam alcançar o habitat marinho. Entretanto, como os filhotes se orientam para encontrar habitats adequados para desenvolvimento, estes que podem variar entre as espécies, ainda se configura como uma lacuna. Apesar das tartarugas adultas apresentarem habilidades quimiossensoriais para orientação em ambiente marinho, é possível que esse mecanismo seja a base da primeira migração de filhotes pós-eclosão. Entretanto, a quimiorrecepção é frequentemente prejudicada pela poluição química. Por exemplo, os filhotes que atraversam as águas costeiras podem encontrar aguas poluídas (química ou biologicamente) como resultado das atividades humanas (e.g., esgotamento doméstico urbano). Em uma espécie de tartaruga marinha (Caretta caretta), determinamos i) o papel da quimiorrecepção na escolha do habitat marinho (costeiro e oceânico), e ii) se a poluição química costeira interfere nesse mecanismo sensorial. Usando um tanque “Y”, que possibilita apresentar dois fluxos de água distintos concomitantes, as tartarugas estiveram livres para nadar em ambos os fluxos por um período total de 10 minutos. No primeiro experimento, os filhotes quase 70% do tempo na água oceânica. No segundo experimento, quando os filhotes tiveram que escolher entre água costeira e água poluída (coletada em uma praia com escoamento doméstico), não houve escolha entrepreferência pelo fluxo de água costeira ou costeira poluída. Contudo, essas evidências demostram o papel da quimiorecepcão na seleção de habitat e a falta de reconhecimento de condições potencialmente prejudicias (poluição) o que poderia comprometer a aptidão, por exemplo, caso haja maior mortalidade por contaminação.

Presidente - 859.394.105-29 - ANTOINE LEDUC - NENHUMA
Externo à Instituição - MATILDE MARIA MOREIRA SANTOS - UC