PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: CANDELARIA ESTAVILLO

DISCENTE : CANDELARIA ESTAVILLO
DATA : 28/06/2017
LOCAL: Sala de videoconferência da STI

Relacionando mudanças ambientais e processos ecossistêmicos por meio de traços funcionais de resposta e efeito: "A busca do Santo Graal"

funcionamento de ecossistemas; filtragem ambiental; perda florestal; pequenos mamíferos; sobreposição de traços;  características funcionais; grupo resposta; grupo efeito; serviço ecossistêmico; mudança de paisagem

Capítulo 1: Abordagens baseadas em traços são uma linha de pesquisa promissora para compreender os efeitos das mudanças ambientais no funcionamento dos ecossistemas por meio de mudanças na dinâmica das comunidades. Mesmo quando esse arcabouço representa um avanço fundamental na compreensão dos sistemas naturais, muitas dificuldades surgem para sua implementação. Neste trabalho, detalhamos três passos que, esperamos, esclareçam a aplicação de um framework de resposta e efeito. O procedimento foi aplicado para entender a resposta dos pequenos mamíferos à perda florestal e os impactos que a comunidade alterada tem na regeneração florestal e na propagação de doenças. Em primeiro lugar, foram identificadas as características relevantes de resposta e efeito; em segundo lugar, o grau de sobreposição entre as características foi analisado por meio de procedimentos estatísticos. Finalmente, foi construído um modelo conceitual relacionando mudanças ambientais e processos ecossistêmicos via sobreposição de características de resposta e efeito. Foram discutidos os principais avanços e dificuldades.

Capítulo 2: A atual crise de biodiversidade, que é impulsionada principalmente pela perda de habitat, levanta preocupações sobre o futuro do funcionamento dos ecossistemas e os serviços que eles fornecem. Neste trabalho, um framework de características de resposta e efeito foi aplicado para predizer os efeitos da perda florestal sobre os serviços ecossistêmicos mediados por pequenos mamíferos da Mata Atlântica. Para tanto, procedimentos estatísticos foram utilizados para agrupar espécies com características semelhantes para responder à perda de floresta e impactar o funcionamento do ecossistema.  As respostas foram traduzidas em efeitos seguindo a trajetória das abundâncias dos grupos funcionais ao longo de um gradiente de perda de habitat na escala da paisagem. Os resultados empíricos apontam para os efeitos negativos da perda florestal sobre os grupos de resposta com certa combinação de características, com o potencial de interromper a prestação de serviços ecossistêmicos em paisagens mais degradadas. O papel regulador da diversidade na transmissão de doenças pode ser comprometido pela perda florestal, assim como a contribuição da comunidade para a regeneração florestal.

Presidente - 1099875 - PEDRO LUIS BERNARDO DA ROCHA
Interna - ***.779.391-** - BLANDINA FELIPE VIANA - UFBA