PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: PAULO MOUTINHO ANDRADE DE SOUZA

DISCENTE : PAULO MOUTINHO ANDRADE DE SOUZA
DATA : 09/01/2024
LOCAL: Remoto

NUTRIENTES EM QUINTAIS AGROFLORESTAIS

Quintais agroflorestais, nutrientes, sistema agroflorestal, solo

A agricultura, ao longo dos milênios, experimentou mudanças marcantes, sendo a Revolução Verde uma fase que, apesar de promover avanços, introduziu práticas prejudiciais ao meio ambiente, como monoculturas intensivas e agrotóxicos. Em busca de alternativas sustentáveis, pesquisadores têm voltado sua atenção para sistemas agroflorestais (SAFs), que integram plantas agrícolas e florestais para promover benefícios ambientais e sociais. A literatura destaca a falta de estudos específicos sobre quintais agroflorestais. Os quintais agroflorestais, gerenciados por agricultores familiares e povos originários, destacam-se como modelos sustentáveis que são também capazes de atender a necessidades nutricionais e econômicas. Além de benefícios práticos, há uma relevância cultural e social nas práticas agroflorestais, na medida em que conhecimentos ancestrais são reconhecidos e mobilizados, o papel das mulheres no manejo dos sistemas agroflorestais é valorizado e gera-se renda para comunidades locais. Apesar de sua importância, a escassez de pesquisas sobre quintais agroflorestais limita o conhecimento a seu respeito e o apoio de políticas públicas para sua promoção. Estudos de casos indicam que esses quintais podem enriquecer o solo, contribuindo para a fertilidade e produtividade do agroecossistema. Portanto, mais pesquisas ecológicas abrangentes são necessárias para compreender a disponibilidade de nutrientes nesses sistemas. À luz dessa necessidade, o objetivo do estudo é revisar de forma sistemática o conhecimento disponível na literatura científica sobre a disponibilização de nutrientes em solos de quintais agroflorestais. O estudo utilizou a revisão sistematizada como um método rigoroso que preserva elementos centrais de uma revisão sistemática, ao passo em que ajusta os procedimentos às possibilidades de um estudo menos extenso. Foram empregados para o levantamento da literatura as bases Google Scholar, Scielo, Scopus e Web of Science, com buscas feitas em português, espanhol e inglês, no período de 1992 a 2023. Combinações específicas de palavras-chave (strings) foram utilizadas para filtrar artigos, teses e dissertações sobre análise química, ciclagem e disponibilidade de nutrientes em quintais agroflorestais. A análise dos dados envolveu codificação e categorização do corpo de trabalhos selecionados, de modo a extrair temas amplos que possibilitassem a construção de um entendimento sistematizado da disponibilidade e transferência de nutrientes nos solos desses quintais, conforme o conhecimento disponível na literatura científica. Foram examinados 17 documentos, gerando-se 329 registros de análise e 27 códigos. Os principais temas incluíram disponibilidade de carbono (11,5%), água (6,6%) e fósforo (9,5%). Os estudos abrangeram quintais no Brasil, Índia, Bangladesh, Peru e Etiópia. A partir dos resultados da revisão sistematizada realizada no presente estudo, podemos concluir que quintais agroflorestais, principalmente em ambientes tropicais, podem impactar positivamente na disponibilidade de nutrientes no solo, como fósforo, potássio, carbono e nitrogênio. Além disso, os resultados mostram como a presença de matéria orgânica e o manejo agroflorestal são cruciais, principalmente em solos ácidos, bem como que os nutrientes tendem a se concentrar em camadas superficiais, sendo influenciados por diversos fatores além do manejo, como a presença de alumínio, acidez, chuva e altitude. Esse estudo é importante para o entendimento de nutrientes que são disponibilizados em solos de quintais agroflorestais e como ocorre essa disponibilização de nutrientes.

Interno - 1090422 - CHARBEL NINO EL HANI
Externo à Instituição - JEFERSON GABRIEL DA ENCARNAÇÃO COUTINHO - IFBA