PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: JULIANA MORAES FERREIRA

DISCENTE : JULIANA MORAES FERREIRA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: Remoto

EFEITOS DA URBANIZAÇÃO SOBRE A COGNIÇÃ O E PERSONALIDADE DE CORUJAS BURAQUEIRAS Athene
cunicularia

aprendizagem; flexibilidade comportamental; gradiente urbano; neofilia

Ambientes urbanos em constante mudança oferecem oportunidades e desafios para a adaptação de espécies. Flexibilidade, inovação e aprendizado podem indicar desempenho cognitivo mais elevado, facilitando a adaptação. Traços de personalidade que permitem o uso de recursos urbanos também são cruciais para a adaptação nesses ambiente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da urbanização relacionados ao desempenho cognitivo (aprendizagem motora) e personalidade (neofilia) de corujasburaqueiras (Athene cunicularia) em ambiente urbano, além de investigar se há relação entre cognição e personalidade desses indivíduos. Para isso submetemos dez corujas em diferentes locais de Salvador, Bahia, a um teste cognitivo e mensuramos a aprendizagem motora através do tempo e do número de tentativas que cada indivíduo levou para solucionar o desafio que consiste em abrir uma caixa com uma isca dentro. Para avaliarmos a personalidade, submetemos onze indivíduos a um teste em três etapas e a neofilia foi mensurada a partir do tempo que cada indivíduo levou para tocar no equipamento. A urbanização foi medida a partir da proporção entre área construída e área total ao redor de cada ninho, num raio de 250m, a taxa de urbanização variou de 0% a 87%. Para o teste de cognição houve redução no tempo (p<0.005) e no número de tentativas (p<0.005), revelando que as corujas aprenderam a solucionar o desafio ao longo do teste, demonstrando sua capacidade de aprendizagem. Entretanto, a urbanização não pareceu afetar essa capacidade (p=0.9). A personalidade foi observada nas corujas devido à repetibilidade nos resultados dos testes, mas não foi encontrada uma relação clara entre a neofilia e a urbanização (p=0.1), possivelmente devido ao alto custo associado à interação com elementos novos em ambientes urbanos. A relação entre personalidade e aprendizagem é complexa, e não foi evidenciada relação entre neofilia e aprendizagem motora (p=0.6), porém outros aspectos da personalidade podem estar relacionados à aprendizagem.

Externa à Instituição - GABRIELLE SÁ MÉLO WINANDY
Presidente - 1679716 - HILTON FERREIRA JAPYASSU