PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON SERAFIM DE ALMEIDA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON SERAFIM DE ALMEIDA JÚNIOR
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Virtual

Através do tempo: avaliando o padrão de decomposição foliar em um riacho de Mata Atlântica

riachos de cabeceira, decomposição9, padrão temporal

A decomposição é um processo-chave na ciclagem de nutrientes e carbono nos riachos de cabeceira, onde a luz solar é limitada, reduzindo a produtividade primária aquática. Nesse contexto, a entrada de matéria orgânica alóctone, principalmente folhas, é a principal fonte de recursos e energia. Diferenças nas características físicas e químicas das folhas afetam as taxas de decomposição, influenciadas pela composição da comunidade de plantas. Além disso, as propriedades químicas da água desempenham um papel importante, afetando a comunidade decompositora. Os hifomicetos aquáticos, são fungos-chave na decomposição, e produzem enzimas que degradam a matéria orgânica, tornando-a palatável para outros organismos, como os invertebrados fragmentadores. Esses invertebrados são fundamentais na transformação de matéria orgânica particulada grossa em fina. A sazonalidade e a precipitação também afetam a decomposição, provocando mudanças na diversidade da comunidade decompositora e na decomposição ao longo do tempo. Estudos de longo prazo são cruciais para compreender o padrão da decomposição em riachos de cabeceira. O objetivo da tese é avaliar ao longo de 5 anos o padrão de decomposição em um riacho de Mata Atlântica, levando em consideração a influência da sazonalidade, qualidade da matéria orgânica e das variáveis climáticas. A tese está dividida em três capítulos onde teremos como objetivo: (I) avaliar a estrutura da comunidade de hifomicetos aquáticos ao longo de cinco anos. (II) Avaliar e estabelecer um padrão na dinâmica de decomposição de matéria orgânica ao longo do tempo. (III) Avaliar o efeito da diversidade funcional da comunidade decompositora (hifomicetos e fragmentadores) na decomposição da matéria orgânica alóctone no riacho estudado. Os experimentos foram realizados na Serra da Jibóia -BA entre janeiro de 2015 e janeiro de 2020, em um riacho de segunda ordem. O riacho foi divido em três pontos com 40m de distancia entre eles. Foram instalados baldes para coleta das folhas. Desses baldes, foram montados trimestralmente os experimentos de decomposição. Os baldes com maior peso em folhas foram incubados em bolsas de decomposição. As bolsas foram retiradas mensalmente num período de 30, 60 e 90 dias após a incubação. Das amostras foram identificadas a comunidade decompositora e realizadas os procedimentos para os cálculos do coeficiente de decomposição. Foram encontradas 23 espécies de hifomicetos aquáticos e 53 famílias de invertebrados associados a folhas em decomposição. Para a estrutura da comunidade de hifomicetos aquáticos (cap.1) encontramos a influência do pH, amônia, nitrito na água e do nitrogênio e fósforo das folhas. Não encontramos diferença interanual nos anos estudados. Dentro da comunidade de hifomicetos aquáticos apenas a Anguillospora longíssima, Tricelophorus monosporus e Tricelophorus acuminatus foram sensíveis a alterações das varáveis citadas acima. O estudo é capaz de trazer evidências a longo prazo sobre a mudança da comunidade de hifomicetos sob alteração dos principais parâmetros ambientais que afetam o processo de decomposição ao longo do tempo. Os capítulos II e III estão todos os dados já foram coletados, tratados e tabulados e serão trabalhados em colaboração com os Professore Scott Tiegs e Nicole Wagner na Universidade de Oakland -EUA durante o doutorado sanduiche que está prevista para iniciar em Janeiro de 2024.

Presidente - 1658906 - ADRIANA OLIVEIRA MEDEIROS
Interno - 3062840 - BRUNO VILELA DE MORAES E SILVA