PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: LEONELA BAZAN

DISCENTE : LEONELA BAZAN
DATA : 16/08/2023
LOCAL: REMOTO

FATORES ASSOCIADOS A Toxoplasma gondii (Nicolle & Manceaux, 1908) E SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL EM CÃES DOMÉSTICOS EM AMBIENTES URBANOS VULNERÁVEIS DE SALVADOR – BA

Toxoplasma gondii; Toxoplasmose; Cães; Comunidades vulneráveis; Brasil

Toxoplasma gondii é um parasita de relevância zoonótica, atuando na interface aves e mamíferos, incluindo o ser humano. Os cães têm sido utilizados como sentinelas para estimar a infecção por T. gondii no ambiente devido ao seu comportamento e proximidade com as pessoas. Porém, ainda falta informação acerca de variáveis socioambientais associadas a este parasita em comunidades vulneráveis. Por isso, nosso objetivo foi avaliar quais são os fatores demográficos e ambientais associados à soroprevalência de T. gondii em cães domésticos e sua distribuição espacial em bairros vulneráveis de Salvador. Este estudo foi realizado no bairro Marechal Rondon (MR) e Pau da Lima (PDL) entre outubro de 2021 a fevereiro de 2023 onde foram coletadas amostras de soro de cães domésticos e aplicados questionários eco-epidemiologicos a seus tutores. A detecção de anticorpos foi realizada por meio de ensaio de imunofluorescência indireta (IFI) com ponto de corte de 1:50. Foram coletadas amostras de 173 cães em MR e 115 em PDL. A soroprevalência em MR foi 30,6% e em PDL foi 47,0%. Utilizando modelos generalizados mistos (GLMM) identificamos que os cães com alimentação mista têm 50% menos de chances de serem expostos a T. gondii em comparação com os alimentados só com comidas caseiras, já os alimentados só com ração têm 80% menos de chances. Também que em PDL foi duas vezes maior que em MR e, finalmente, a probabilidade de exposição poderia aumentar nos animais senis e diminuir nos filhotes e juvenis comparados com os adultos. A distribuição espacial mostra regiões de alta densidade de indivíduos soropositivos e titulações. A soroprevalência de T. gondii em cães domésticos demonstra o contato com o parasita e seu papel como sentinela nas comunidades já que indica um potencial risco de exposição. Variáveis socioambientais dos bairros e a alimentação foram os principais fatores associados e evidencia a importância da comunicação e educação sobre os modos de transmissão de zoonoses para as pessoas e os animais de estimação nas comunidades vulneráveis.

Presidente - ***.125.575-** - EDUARDO MENDES DA SILVA - UFBA
Externo à Instituição - ARISTEU VIEIRA DA SILVA - UEFS