PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: DAVID CERQUEIRA SOUZA

DISCENTE : DAVID CERQUEIRA SOUZA
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Instituto de Biologia

EFEITO DE BORDAS ANTROPOGÊNICAS SOBRE A POLINIZAÇÃO POR INSETOS

influência de borda; visitantes florais; polinizador; Hymenoptera; produção vegetal.

Os efeitos de borda (ou influência de borda) são consequências da fragmentação de habitat que impactam a biodiversidade, podendo alterar processos ecológicos importantes como a polinização. Com a tendência crescente de fragmentação e perda de habitats naturais para uso humano da terra, que é apontada como uma das principais causas do declínio de insetos polinizadores, é imprescindível compreender as respostas desses insetos à influência de borda. Hipotetizamos que sob a influência de bordas antropogênicas observaríamos uma maior abundância, riqueza e número de visitas de insetos às flores nas bordas, mas com alteração nas interações planta-polinizador e entre as espécies visitantes, a efetividade da polinização seria afetada negativamente. Objetivando compreender como as bordas antropogênicas afetam a polinização por insetos e avaliar a condição atual dos estudos sobre o tema, realizamos uma revisão global da literatura publicada até 2021 sobre o tema. Avaliamos se os visitantes florais ou a produção de frutos e sementes das plantas visitadas apresentam respostas positivas, negativas ou se não há resposta à influência de bordas antropogênicas, e utilizamos a abordagem de Monte Carlo para avaliar a significância dos resultados. Encontramos o crescimento do número de publicações ao longo do tempo, sendo mais abrangente em países da região temperada e mais restrito na região tropical, provavelmente devido ao desenvolvimento econômico dos países mais pesquisados. Dentre as diversas possibilidades de estudos, o maior interesse se concentra sobre a ordem Hymenoptera e efeitos na produção vegetal. As bordas apresentaram maior abundância de visitantes florais em comparação com as áreas de interior, aumento da visitação de Hymenoptera na região temperada, mas não houve influência na riqueza de polinizadores. Apesar da maior abundância e visitação de insetos, a produção de frutos e/ou sementes aparentemente é reduzida nas bordas. Os nossos resultados indicam que apesar do crescimento do interesse pelo tema traduzido em publicações ao longo do tempo, partes da região tropical ainda seguem muito carentes de estudos. Outro indicativo é distribuir melhor a atenção entre outras ordens de insetos polinizadores e o compartilhamento dos dados brutos dos estudos realizados para permitir a realização de análises adicionais.

Presidente - 3054284 - PAVEL DODONOV
Interna - 3246008 - JULIANA HIPOLITO DE SOUSA