IDEOLOGIA NA BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO E NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Conservação da Biodiversidade, Ética e Valores, Educação ambiental
Ideologia é formada por valores, princípios, conceitos e normas, e visa certa universalidade nas maneiras de sentir, pensar e agir, relacionadas aos interesses da classe social dominante. No ensino de ciências, ela gera consequências sobre o desenvolvimento de conhecimentos, práticas e valores em prol da conservação da biodiversidade. O objetivo deste trabalho é analisar a associação entre ideologia, biologia da conservação e ensino de ciências, através da análise histórica e crítica. No ensino de ciências especificamente, acarreta na pluralidade de perspectivas de educação e de tendências político-pedagógicas, que representam possibilidades e desafios para professores e estudantes. É preciso entender sobre as vertentes político pedagógicas e as orientações ideológicas para melhor lidar com os problemas socioambientais. No ensino de ciências especificamente, acarreta na pluralidade de perspectivas de educação e de tendências político-pedagógicas, que representam possibilidades e desafios para professores e estudantes. É preciso entender sobre as vertentes político pedagógicas e as orientações ideológicas para melhor lidar com os problemas socioambientais. Defendemos uma proposta de ensino crítica e radicalmente humanista, que considera as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e que seja voltada para a formação de cidadãos capazes de reconhecer ideologias inerentes às questões sociocientíficas.