PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: FÁBIO NEVES SOUZA

DISCENTE : FÁBIO NEVES SOUZA
DATA : 25/04/2023
LOCAL: REMOTO

Conectando roedores, ambiente e humanos na dinâmica de transmissão da leptospirose urbana: efeito de intervenções ambientais e sanitárias

intervenção; esgoto; leptospirose; contaminação ambiental

A leptospirose continua a ser um grave problema de saúde nas comunidades urbanas empobrecidas dos países em desenvolvimento. A presença de corpos d`água poluídos e esgotos a céu aberto contribui para contaminação ambiental pela bactéria Leptospira e na abundância de roedores, representando a principal fonte de exposição dos residentes destas localidades. A não efetividade dos programas de controle de roedores e a ausência de intervenções sanitárias contribui para elevada incidência da infecção por Leptospira. Uma vez implementadas intervenções sanitárias e/ou de esgotamentos seus impactos deverão ser avaliados para compreender seus efeitos na transmissão de doenças, como no caso a leptospirose, e na saúde ambiental. Este trabalho, trata-se de um estudo para avaliar o impacto de intervenções sanitárias governamentais e comunitárias na carga ambiental da Leptospira no ambiente, na presença de ratos e na infecção por Leptospira na cidade de Salvador, Brasil. No primeiro capítulo, evidenciamos que  intervenção em esgotamento reduz locais de refúgio e movimentação dos ratos diminuindo a chance da sua presença nestes locais. No entanto, a intervenção realizada não reduziu as taxas de incidência de infecção por Leptospira, uma vez que, a exposição dos residentes não variou entres os períodos antes e após a intervenção, limitando a compreensão do efeito da obra na carga da doença. No capítulo dois, mostramos que intervenções governamentais de fechamentos dos esgotos reduzem a carga de leptospira no ambiente. A canalização e tamponamentos dos esgotos e corpos d’água evitam transbordamento durante as fortes chuvas fazendo com que toda a água seja direcionada, reduzindo a contaminação do solo. Intervenções sanitárias integradas, com a comunidade local em conjunto a outras ações de serviços básicos urbanos, coleta de lixo, pavimentação e drenagem pluvial, podem ser fundamentais na redução da carga do patógeno e da transmissão. Neste estudo, propormos um protocolo de avaliação de intervenções governamentais de esgotamento com participação social (capítulo três). Este modelo de intervenções coparticipativas em saneamento, ou seja, integrar os tomadores de decisão com a comunidade local poderá contribuir para efetividade na redução de doenças ambientais multifatoriais. Adicionalmente, avaliamos como as restrições provocadas pela pandemia de COVID-19 afetou a circulação de reservatórios zoonóticos, ratos, dentro de uma comunidade urbana de Salvador-Ba (capítulo quatro).  Constatamos um aumento no avistamento de ratos durante o período pandêmico, o que pode representar um risco de leptospirose, reforçando a necessidade ações urgentes de controle do reservatório e da doença nessas comunidades. Por fim , sugerimos intervenções abrangentes e integradas de saneamento, estas ações podem contribuir para a lacuna de como estas ações podem impactar os mecanismos de transmissão e a carga de infecção por Leptospira nos residentes, assim como direcionar futuras intervenções com efeitos duradouros em outros locais no mundo.

Presidente - 2187819 - FEDERICO COSTA
Externa à Instituição - CLAUDIA MUNOZ-ZANZI