PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de QUALIFICAÇÃO: PIETRO MARTINS BARBOSA NOGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PIETRO MARTINS BARBOSA NOGA
DATA : 31/01/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/ote-fawg-ovi
TÍTULO:

ALTAS ACUMULAÇÕES DO DINOFLAGELADO TÓXICO PROROCENTRUM LIMA EM SEDIMENTOS DE SUPERFÍCIE DA BAÍA DE CAMAMU (NORDESTE, BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

Florações de algas nocivas bentônicas, Prorocentrales, Dinophycea, ciência estuarina.


PÁGINAS: 13
RESUMO:

Prorocentrum lima compreende um complexo de espécies de alta diversidade críptica de organismos fotossintéticos, encontrados principalmente epifiticamente ligados a macroalgas, mas também de vida livre planctônica. O perfil tóxico e a distribuição abundante em águas costeiras tropicais evidenciam a necessidade de vigilância e monitoramento de sua ocorrência, principalmente em áreas de consumo de frutos do mar, devido aos potenciais danos à saúde humana e ao equilíbrio dos ecossistemas. Coletamos por boxcore vinte amostras de sedimentos superficiais de dois rios principais na Baía de Camamu, que foram processadas seguindo métodos palinológicos padrão e foram analisadas quanto à variação morfológica e distribuição espacial ao longo do gradiente estuarino. As células estavam geralmente bem preservadas com uma larga plaqueta periflagelar em forma de V, pirenóide visível e anel de amido, poros tecais em forma de rim e superfícies variadas. As maiores acumulações foram observadas a montante do rio Serinhaém, atingindo até seis mil células por grama de sedimento seco. Nosso morfotipo principal se correlaciona em tamanho e morfologia com as cepas descritas como morfotipo cinco da Baía de Paranguá, que difere geneticamente das descrições anteriores de P. caipirignum, o que sugere ser uma nova espécie ainda não descrita dentro do complexo de espécies. Os locais com maiores acúmulos estão próximos a uma das principais cidades da Baía de Camamu, onde afluentes drenam a cidade e poluem, além de ser uma área de consumo de peixes e moluscos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1475171 - DORIEDSON FERREIRA GOMES
Externa à Instituição - LUCIANA DE SOUZA CARDOSO - UFRGS
Externa à Instituição - CRISTIANE BAHI DOS SANTOS FISCHER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 31/01/2023 16:35
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA