PPGECOTAV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA: TEORIA, APLICAÇÃO E VALORES (PPGECOTAV) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: (00) 00000-0000

Banca de DEFESA: IVAN PEDRO AZEVEDO CAMPOS

DISCENTE : IVAN PEDRO AZEVEDO CAMPOS
DATA : 27/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/henrique-batalha-filho-2

Avaliando os efeitos do tempo de isolamento entre paleodrenagens costeiras na estruturação populacional da ictiofauna dulcícola do sudeste-sul Brasileiro

DNA mitocondrial, Quaternário, diferenciação populacional, diversidade genética, paleobacias

Dentre os diversos eventos históricos globais, as oscilações marinhas quaternárias merecem destaque em função de seu amplo impacto tanto no meio físico quanto no meio biótico. Tais oscilações foram importantes especialmente na costa brasileira, pois apresenta uma ampla área costeira, um relevo relativamente baixo e plataformas continentais extensas nos limites norte e sul, facilitando assim a formação de paleodrenagens costeiras, frequentemente utilizadas para inferência de efeitos de oscilações marinhas na biota, especialmente a dulcícola. Neste grupo, os peixes dulcícolas costeiros foram particularmente afetados por terem alta restrição a essas regiões e hábito de vida intimamente conectado a esses sistemas, o que os tornam também bons modelos biogeográficos para estudo desses eventos. Contudo, os estudos biogeográficos com estes animais costumam se limitar a análises fixadas no Último Máximo Glacial e com poucos táxons, não tendo assim uma perspectiva temporal e síncrona das variações do nível do mar. Desse modo, o objetivo do nosso estudo foi avaliar como as oscilações marinhas quaternárias afetaram os parâmetros populacionais de sete espécies de peixes de água doce costeiros do sudeste brasileiro. Foram reunidos trabalhos biogeográficos com peixes dulcícolas costeiros como modelo e DNA mitocondrial como marcador genético. Também foram reconstruídas as paleobacias e paleodrenagens da área de estudo para múltiplos momentos temporais a partir de rasters batimétricos e dados de flutuação do nível do mar. A partir disto foram calculadas variáveis de distância hidrográfica, isolamento temporal, divergência genética, área, eventos de fragmentação e diversidade nucleotídica para pares de populações e paleobacias por espécie. As relações entre as variáveis foram então testadas por meio de análises de Regressão Múltipla de Matrizes com Randomização (MMRR) e Modelo Linear Generalizado (GLM). Os resultados das análises corroboraram a relação positiva entre área das paleobacias e diversidade genética, mas foram variáveis para a relação entre tempo de isolamento e similaridade genética, de acordo com a espécie e aspectos destas, como habitat, requisitos ambientais, tamanho populacional e capacidade de dispersão. Em suma, por meio de uma abordagem singular, com uso de DNA mitocondrial e detalhamento temporal de efeitos do nível do mar em populações de peixes de água doce e paleodrenagens, mostramos como táxons distintos são afetados de modos igualmente distintos por um mesmo evento em uma mesma região.

Presidente - 2048980 - HENRIQUE BATALHA FILHO
Interno - 3062840 - BRUNO VILELA DE MORAES E SILVA