O JOGO ENSINA: ESTRATÉGIAS PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE
ARTE e FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES
Jogos; Arte; Teatro; Formação; Educação continuada
O presente artigo discute o uso dos jogos como metodologia de ensino do componente curricular de Arte e na formação continuada de profissionais da educação, destacando práticas interdisciplinares artístico-pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida com metodologia descritiva e exploratória, abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, buscando relacionar o jogo com a educação, o ensino de arte e a formação continuada. Foram corroboradas vivências que utilizam jogos como metodologia, convidando discentes e docentes, de diferentes experiências a criar, experimentar e produzir conhecimentos a partir de diferentes tipos de jogos. O referencial teórico baseia-se principalmente nos estudos de Beatriz Cabral (2006), Roger Caillois (2017), Richard Courtney (1980), Johan Huizinga (2004) e Viola Spolin (2006), entre outros. Evidencia-se a importância dos jogos na formação de indivíduos criativos, produtivos e reflexivos, além de seu papel central na potencialização do processo de ensino-aprendizagem, destacando sua aplicação como metodologia e não apenas como ferramenta pedagógica.