Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS NASCIMENTO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS NASCIMENTO CARVALHO
DATA : 12/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO COMPONENTE
CURRICULAR ARTE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação da Aprendizagem; Avaliação em Arte Visuais;
Currículo; Novo Ensino Médio; Portfólio.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Este artigo descreve uma pesquisa de caráter científico, cuja metodologia de
pesquisa é a PAP (Pesquisa Ação – Participante); onde trata sobre o desafio da
avaliação no componente curricular arte, do Novo Ensino Médio, na educação
básica. Foi realizada a partir da experiência com estudantes da 1o série da Escola
Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti em Arapiraca -
AL. Tem como objeto de estudo, o portfólio como possibilidade de instrumento
avaliativo em arte. Essa tática evoca em sua essência essa potencialidade de
elucidar no estudante a investigação, a criatividade, a criticidade e a autoavaliação
como fenômenos pedagógicos que acompanham o desenvolvimento acadêmico
escolar. Esse argumento tem suas referências em Ambrósio (2013), Villas Boas
(2004) e Hernández (2000), autores que defendem o portfólio enquanto caminho
alternativo na construção de conhecimento formativo e vivência artística. O artigo
compreende de maneira geral a avaliação da aprendizagem, avaliação em artes
visuais e as possíveis interlocuções com tal aparato. Além disso, é apresentado, ao
término, uma proposta pedagógica desenvolvida sob a forma de sequência didática
com a finalidade de aporte teórico-prático sugestivo para professores de artes
visuais que queiram usar essa estratégia avaliativa em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3054746 - CRISTIANE SANTOS BARRETO
Externa ao Programa - 1085379 - DISALDA MARA TEIXEIRA LEITE - nullExterna ao Programa - 3143837 - SAMIRA DA COSTA STEN - null
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 17:19
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2025 - UFBA