PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO COMPONENTE
CURRICULAR ARTE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS.
Avaliação da Aprendizagem; Avaliação em Arte Visuais;
Currículo; Novo Ensino Médio; Portfólio.
Este artigo descreve uma pesquisa de caráter científico, cuja metodologia de
pesquisa é a PAP (Pesquisa Ação – Participante); onde trata sobre o desafio da
avaliação no componente curricular arte, do Novo Ensino Médio, na educação
básica. Foi realizada a partir da experiência com estudantes da 1o série da Escola
Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti em Arapiraca -
AL. Tem como objeto de estudo, o portfólio como possibilidade de instrumento
avaliativo em arte. Essa tática evoca em sua essência essa potencialidade de
elucidar no estudante a investigação, a criatividade, a criticidade e a autoavaliação
como fenômenos pedagógicos que acompanham o desenvolvimento acadêmico
escolar. Esse argumento tem suas referências em Ambrósio (2013), Villas Boas
(2004) e Hernández (2000), autores que defendem o portfólio enquanto caminho
alternativo na construção de conhecimento formativo e vivência artística. O artigo
compreende de maneira geral a avaliação da aprendizagem, avaliação em artes
visuais e as possíveis interlocuções com tal aparato. Além disso, é apresentado, ao
término, uma proposta pedagógica desenvolvida sob a forma de sequência didática
com a finalidade de aporte teórico-prático sugestivo para professores de artes
visuais que queiram usar essa estratégia avaliativa em suas aulas.