A FOTOGRAFIA COMO ESPAÇO DE RECONHECIMENTO ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fotografia, educação infantil, cultura afro-brasileira, artes visuais
Esta pesquisa apresenta uma abordagem étnico racial, voltada para as
artes visuais, em especial, a fotografia, tendo como objetivo valorizar a
identidade negra através do reconhecimento da beleza da própria imagem,
contribuindo para a construção da identidade, dos estudantes do Grupo 05 da
Educação Infantil, do Distrito de Humildes, bairro Limoeiro, da Escola Municipal
Doutor João Duarte Guimarães, na cidade de Feira de Santana- Bahia. Foram
utilizadas como ferramentas pedagógicas para trabalhar a cultura afro-
brasileira, literaturas afro infantis, autorretrato e a linguagem fotográfica,
fundamentando a arte visual como elemento de representação social da
realidade. Através de um projeto institucional fixo na unidade escolar que tem
como tema: Africanidades: cultura, memórias e identidade negra, foram
realizadas atividades com o propósito de legitimar o que a legislação determina
sobre incluir a cultura afro brasileira no currículo escolar, além de proporcionar
aos discentes a percepção sobre suas identidades sociais e assim, valorizar a
estética negra, melhorar sua autoestima e promover discussões em sala de
aula e na comunidade na qual estão inseridos.